Para que a tecnologia funcione, os veículos elétricos devem estar equipados com um radar que penetre o solo. Foto: Divulgação/Ford
A Ford registrou a patente de uma nova tecnologia de recarga por indução para carros elétricos. Segundo o sistema de registro de marca norte-americano, o USPTO (Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos), o produto se define como bobinas conectadas a uma fonte de eletricidade, que podem ser incorporadas na superfície das estradas para transmitir energia sem fio para receptores instalados nos veículos elétricos.
Para que a tecnologia funcione, os veículos elétricos devem estar equipados com um radar que penetre o solo. Assim, irão detectar e alinhar as bobinas automaticamente com o receptor de carga do veículo, o que geraria a recarga por indução, proposta pela Ford.
Essa proposta de recarga por indução levanta dois pontos importantes, um positivo e outro negativo.
O positivo é que, com essa adesão nos veículos elétricos, suas baterias poderiam ser menores, com peso menor, gerando um desempenho ainda melhor dos carros movidos a eletricidade. Já o ponto negativo é o custo para a implementação dessa tecnologia.
Um detalhe importante é que, apesar da patente, não há nenhum plano divulgado pela Ford com datas e locais para aplicar esse modelo de recarga.
Tecnologia já conhecida
Essa tecnologia já está sendo testada tanto em outros países, quanto nos Estados Unidos. Recentemente, em um relatório divulgado pela Euronews, o órgão responsável pelo transporte na Suécia escolheu uma rodovia para ser instalado o carregamento por indução. A rodovia que liga as cidades de Hallsberg e Örebro, receberá o modelo de recarga até o final de 2025, podendo assim carregar carros, ônibus e caminhões elétricos. A ideia do governo com essas instalações é abrir caminho para serem instalados mais de 3.000 km de estradas elétricas na Suécia até 2035.
Um projeto parecido é o que a empresa israelense Electreon promete para as rodovias francesas. A empresa escolheu, com o governo francês, uma estrada localizada ao sudoeste de Paris, para receber os primeiros testes.
O projeto em rodovias francesas é pautado em duas etapas. Em um primeiro momento, será implementada a estrutura em 2 km, visando realizar testes com frotas comerciais durante o seu deslocamento.
Como parte final do projeto, a companhia pretende instalar o carregamento por indução em todas as principais rodovias francesas.
Esse projeto ainda não possui muitos detalhes sobre o equipamento utilizado e nem uma data para começar a operar em solo francês.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.