Representação gráfica do eVTOL sobrevoando Londres. Foto: Divulgação/Eve
A Eve, startup da Embraer criada para o desenvolvimento de mobilidade aérea urbana, apresentou ao público do Reino Unido o mock-up da cabine de seu primeiro “carro voador”, o eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical). A apresentação aconteceu no dia 18 de julho de 2022, dentro da exposição “Fly the Future”, da Embraer, na Farnborough Airshow, tradicional feira de aviação, na Inglaterra.
O mock-up é uma representação gráfica que simula tamanho, formato, perspectiva, textura e cor, entre outros detalhes no desenvolvimento de um projeto. A experiência reforça a abordagem da empresa no design do veículo para as pessoas.
“Nossas soluções foram pensadas considerando necessidades essenciais do mercado, como acessibilidade, segurança, sustentabilidade e preço da passagem. É sempre gratificante quando alcançamos essa etapa do programa,” disse Flavia Ciaccia, Vice-Presidente de Experiência do Usuário da Eve.
Além da experiência da cabine, os visitantes da exposição também puderam explorar recursos externos do eVTOL por meio de tecnologia de realidade aumentada.
Como parte do desenvolvimento do produto, a Companhia apresentou ainda o atual design do veículo que usa asa e cauda convencionais. Oito rotores são fixados ao redor da asa, proporcionando capacidade de decolagem e pouso verticais.
Mobilidade aérea urbana
O eVTOL da companhia promete oferecer voos sustentáveis a um menor custo para os passageiros. O objetivo da Eve é que o “carro voador” possa entrar em operação em 2026.
Embora tenha recebido o apelido de carro voador, o eVTOL é mais semelhante a um helicóptero, porém, mais confortável e silencioso. O tipo de aeronave vai usar mais hélices para voar, e os projetos têm atraído várias empresas no mundo todo.
A expectativa da Eve é que o eVTOL da empresa realize viagens com distâncias entre 16 e 48 quilômetros, em voos rápidos e econômicos.
Aplicações para segurança
Ainda durante a Farnborough Airshow, a Eve anunciou uma carta de intenção não vinculativa com a Embraer e a BAE Systems para explorar a potencial encomenda de até 150 veículos como esses. O objetivo é analisar a aplicação de aeronaves para o mercado de defesa e segurança.
Em um anúncio separado, a BAE Systems e a Embraer assinaram um Memorando de Entendimento para potencialmente formar uma joint venture e desenvolver colaborativamente uma variante inovadora de defesa do eVTOL usando a plataforma da Eve.
“As equipes da BAE Systems e da Embraer continuarão trabalhando juntas para explorar como a aeronave, projetada para o mercado de mobilidade urbana, pode fornecer capacidade econômica, ser sustentável e adaptável como uma variante de defesa,” disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.