
O último levantamento realizado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) aponta que o estado de São Paulo lidera o mercado brasileiro de VEs (veículos elétricos), com 34% do total de automóveis e comerciais leves emplacados em 2020.
A pesquisa, baseada nos dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), mostra que dos 19.745 eletrificados comercializados de janeiro a dezembro do ano passado no país, 6.850 foram registrados pelo Detran paulista.
Esse resultado é quatro vezes superior ao de Minas Gerais, que ocupa o segundo lugar no ranking por estados, com 1.616 unidades (8% do total).
O levantamento considerou automóveis e comerciais leves híbridos não plug-in (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos totalmente a bateria (BEV). Não foram considerados ônibus, caminhões e VEs levíssimos (como e-bikes, scooters, patinetes, motos, etc).
Leia mais: Eletropostos crescem 50% em quatro meses no Brasil
Estados
Dez dos 26 estados da federação (mais o Distrito Federal) concentraram, no ano passado, 81% das vendas de veículos leves eletrificados no Brasil em 2020 (16.071 sobre o total de 19.745).
Ao total, 6.850 veículos elétricos foram registrados no estado de São Paulo em 2020
Originalmente publicado por Canal Solar

Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.