Carros da Mercedes Benz com tecnologia de direção autônoma podem usar estacionamento em Stuttgart. Foto: Divulgação/Bosch.
O primeiro sistema de estacionamento autônomo do mundo já está em funcionamento no aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, desde o início de dezembro de 2022. A Autoridade Federal de Transporte Automóvel (KBA) da Alemanha aprovou o uso comercial do sistema desenvolvido em parceria entre Mercedes Benz e Bosch.
A evolução tecnológica permite que o motorista, ao chegar à garagem P6 do aeroporto, deixe o carro conectado ao sistema, que fará a condução autônoma do veículo até a vaga de estacionamento.
Com o veículo e a infraestrutura assumindo a direção e a manobra, os motoristas poderão voltar sua atenção para outras coisas, como ir para a área de check-in do aeroporto, por exemplo, em vez de gastar o tempo procurando uma vaga de estacionamento e manobrando.
“A primeira aprovação do mundo para o uso do cliente de nossa função de estacionamento autônomo e sem motorista, desenvolvida em conjunto com nosso parceiro de tecnologia Bosch, mostra que a liderança em inovação e o ‘Feito na Alemanha’ andam de mãos dadas”, diz Markus Schäfer, membro da direção mundial do Grupo Mercedes-Benz AG, diretor de tecnologia, responsável pelo desenvolvimento e compras.
“Após o lançamento no mercado do nosso sistema Drive Pilot de nível 3, ofereceremos um sistema de nível 4 para estacionamento com o nosso Intelligent Park Pilot, tudo isso este ano. Estamos realmente mostrando aos nossos clientes como a tecnologia pode tornar a vida mais fácil e devolver um tempo precioso”, completa Schäfer.
Para o presidente do setor de soluções para mobilidade e membro da direção mundial do Grupo Bosch, Markus Heyn, a mobilidade autônoma já deixou de ser um sonho do futuro.
“O estacionamento sem motorista é um aspecto fundamental da mobilidade autônoma. O sistema de estacionamento autônomo que desenvolvemos em conjunto com a nossa parceira Mercedes-Benz mostra até que ponto já progredimos ao longo deste caminho de desenvolvimento. Será com o estacionamento sem motorista que o dia a dia da condução autônoma diária começará”, afirma.
Como funciona?
Na primeira fase do serviço autônomo de estacionamento, clientes dos modelos Classe S e EQS fabricados a partir de julho de 2022 equipados com o serviço Intelligent Park Pilot integrado ao Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão usar a função no estacionamento P6 do Aeroporto de Stuttgart.
É nessa garagem que o condutor poderá sair do veículo e enviá-lo para uma vaga de estacionamento pré-reservada apenas acessando um aplicativo. Posteriormente, o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma.
Todo o processo é possível em função da interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch instalada no parque de estacionamento e a tecnologia da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch na garagem monitoram o corredor e arredores, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo.
A tecnologia no veículo converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras de condução. Dessa forma, os veículos podem até mesmo subir e descer rampas entre os andares do estacionamento. Se os sensores de infraestrutura detectarem um obstáculo, o veículo freia e para completamente com segurança, então, somente quando a rota estiver livre, ele continuará seu caminho.
A base para a aprovação da operação comercial com veículos particulares no estacionamento do aeroporto é uma lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem motorista de acordo com o SAE Nível 4 para veículos motorizados.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.