Canal VE

13 de abril de 2024

Do ‘futuro’, estacionamento sem motorista já opera na Alemanha

Modelo da Mercedes Benz preto está estacionada em vaga de estacionamento inteligente

Carros da Mercedes Benz com tecnologia de direção autônoma podem usar estacionamento em Stuttgart. Foto: Divulgação/Bosch.

O primeiro sistema de estacionamento autônomo do mundo já está em funcionamento no aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, desde o início de dezembro de 2022. A Autoridade Federal de Transporte Automóvel (KBA) da Alemanha aprovou o uso comercial do sistema desenvolvido em parceria entre Mercedes Benz e Bosch.

A evolução tecnológica permite que o motorista, ao chegar à garagem P6 do aeroporto, deixe o carro conectado ao sistema, que fará a condução autônoma do veículo até a vaga de estacionamento.

Com o veículo e a infraestrutura assumindo a direção e a manobra, os motoristas poderão voltar sua atenção para outras coisas, como ir para a área de check-in do aeroporto, por exemplo, em vez de gastar o tempo procurando uma vaga de estacionamento e manobrando.

“A primeira aprovação do mundo para o uso do cliente de nossa função de estacionamento autônomo e sem motorista, desenvolvida em conjunto com nosso parceiro de tecnologia Bosch, mostra que a liderança em inovação e o ‘Feito na Alemanha’ andam de mãos dadas”, diz Markus Schäfer, membro da direção mundial do Grupo Mercedes-Benz AG, diretor de tecnologia, responsável pelo desenvolvimento e compras.

“Após o lançamento no mercado do nosso sistema Drive Pilot de nível 3, ofereceremos um sistema de nível 4 para estacionamento com o nosso Intelligent Park Pilot, tudo isso este ano. Estamos realmente mostrando aos nossos clientes como a tecnologia pode tornar a vida mais fácil e devolver um tempo precioso”, completa Schäfer.

Homem deixa carro em área própria, enquanto mulher aguarda outra carro
Motoristas aguardam carro em área de embarque e desembarque no estacionamento. Foto: Divulgação/Bosch.

Para o presidente do setor de soluções para mobilidade e membro da direção mundial do Grupo Bosch, Markus Heyn, a mobilidade autônoma já deixou de ser um sonho do futuro.

“O estacionamento sem motorista é um aspecto fundamental da mobilidade autônoma. O sistema de estacionamento autônomo que desenvolvemos em conjunto com a nossa parceira Mercedes-Benz mostra até que ponto já progredimos ao longo deste caminho de desenvolvimento. Será com o estacionamento sem motorista que o dia a dia da condução autônoma diária começará”, afirma.

Como funciona?

Na primeira fase do serviço autônomo de estacionamento, clientes dos modelos Classe S e EQS fabricados a partir de julho de 2022 equipados com o serviço Intelligent Park Pilot integrado ao Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão usar a função no estacionamento P6 do Aeroporto de Stuttgart.

É nessa garagem que o condutor poderá sair do veículo e enviá-lo para uma vaga de estacionamento pré-reservada apenas acessando um aplicativo. Posteriormente, o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma. 

Todo o processo é possível em função da interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch instalada no parque de estacionamento e a tecnologia da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch na garagem monitoram o corredor e arredores, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo.

Equipamento branco, do tamanho de uma caixa de sapato, tem duas lentes, uma ao lado da outra, que servem como sensores
Sensores da Bosch instalados no estacionamento garantem a orientação dos veículos. Foto: Divulgação/Bosch.

A tecnologia no veículo converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras de condução. Dessa forma, os veículos podem até mesmo subir e descer rampas entre os andares do estacionamento. Se os sensores de infraestrutura detectarem um obstáculo, o veículo freia e para completamente com segurança, então, somente quando a rota estiver livre, ele continuará seu caminho.

A base para a aprovação da operação comercial com veículos particulares no estacionamento do aeroporto é uma lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem motorista de acordo com o SAE Nível 4 para veículos motorizados.

Ler o Anterior

JAC baixa preço e E-JS1 volta a ser o VE mais barato do Brasil

Ler o Próximo

Chinesa, Seres terá carro elétrico e híbrido no Brasil em 2023

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular