Eletroposto montado no Km 129 da Rodovia D. Pedro I, em Campinas (SP). Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
Campinas (SP) foi escolhida pela CPFL Energia para o início de um novo plano de investimentos da empresa em eletromobilidade, a partir de um eletroposto com dois carregadores de 60 kW de potência e capacidade para carregar quatro veículos simultaneamente, instalado no Km 129 da Rodovia D. Pedro I, no estacionamento da loja Decathlon.
A instalação do equipamento já havia sido noticiada pelo Canal VE em junho de 2023, mas ele só teve a inauguração oficial em 20 de outubro de 2023. O eletroposto, desenvolvido em parceria com a Moura, ITEMM, UFPE, IATI e CPFL Soluções, utiliza energia elétrica gerada por painéis fotovoltaicos e está disponível no local para abastecimento de veículos elétricos e híbridos.
A CPFL Energia informou um investimento de aproximadamente R$ 45 milhões, até 2024, em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com recursos PDI Aneel e Capex que auxiliarão o mercado a explorar modelos de negócios sustentáveis e inovadores, expandindo, assim, a mobilidade elétrica no Brasil.
Na inauguração do eletroposto, o CEO da CPFL Energia, Gustavo Estrella, disse que a eletromobilidade está em plena expansão, e que o mercado deve acompanhar esse crescimento.
“O desafio da eletromobilidade não é só da CPFL, mas sim do mundo inteiro. O desafio é ganhar escala. Um dos maiores desafios que a gente tem, quando se fala em mobilidade elétrica é o carregamento”, falou Estrella.
“No Brasil nós temos cerca de 50 mil veículos elétricos e híbridos plug-in, e aproximadamente 4 mil carregadores. Para se ter uma ideia da dimensão do desafio que a gente tem, a China tem 17 milhões de veículos elétricos com mais de 7 milhões de carregadores. E uma coisa depende da outra. A expansão dos veículos elétricos no Brasil depende dos carregadores e vice-versa”, completou.
Projeto serve de estudo
De acordo com a CPFL Energia, a utilização do novo eletroposto em Campinas ajudará a empresa e seus parceiros a entender na prática possíveis modelos de negócios que poderão ser aplicados para esse tipo de serviço, além de aprimorar definições regulatórias e legais que tornarão o uso viável à sociedade.
Para a construção do carport, foram instalados 30 módulos de 540 W, que possui 16,20 kWp. Além disso, utilizaram um inversor de 12,5 kW, dois carregadores de 60 kW e um BESS (Battery Energy Storage System) de 100 kW de potência e 200 kWh de capacidade da Moura, empresa responsável pela instalação do empreendimento como um todo. Os plugues disponíveis são do tipo CCS 2 e CHAdeMO (corrente contínua), além de entradas para cabos do tipo 2 (corrente alternada).
As recargas serão cobradas, já que o projeto contempla a avaliação do modelo de negócio. O valor será de R$ 2,00 por kWh consumido, e a cobrança começa a valer em novembro de 2023.
Outra novidade apresentada foi a Plataforma de Eletromobilidade, um aplicativo criado para aprimorar as soluções de recarga elétrica no local. Essa plataforma viabilizará o agendamento do eletroposto, os pagamentos e também disponibilizará serviços, como o monitoramento de dados obtidos via telemetria veicular.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
One Comment
Olá, estou com dificuldade de recarregar meu carro elétrico plug GB/T TIPO 2 DC, para Ac eu tenho adaptador mas para corrente continua DC não tem em campinas.
Somente em Campinas CCS 2 E CHADEMO 2 DC, será possível ter alguns carregadores tipo PLUG GB/T 2 modelos chinês DC E AC.