O Rimac Nevera atingiu 412 km/h em uma pista de testes na Alemanha. Foto: Divulgação/Rimac Automobili.
Carros elétricos continuam a surpreender o mundo. O superesportivo Rimac Nevera atingiu a marca de 412 km/h em uma pista de testes de Papenburg, na Alemanha, e se tornou o veículo elétrico comercial mais rápido do mundo.
O feito foi realizado por uma equipe profissional em uma pista de testes especial, em formato oval, com duas retas de 4 km de extensão em cada lado, aspecto crucial para alcançar a velocidade máxima do carro.
No volante estava Miro Zrnčević, piloto chefe de testes e de desenvolvimento da Rimac, empresa original da Croácia que construiu o carro.
“Viajar a 412 km/h significa correr a um terço da velocidade do som. Conseguir isso sozinho em um carro de estrada é incrivelmente complexo, mas com o Nevera nós conseguimos criar um carro que viaja longa distâncias com uma carga, consegue enfrentar pistas de corrida estreitas e sinuosas e quebrar recordes de velocidade em linha reta”, afirmou Miro.
Para medir a velocidade do carro, a equipe usou o Racelogic V-Box, um aparelho de medida de alta precisão que utiliza tecnologia GPS.
Agora, a Rivac busca reconhecimento do Guinness World Records. Acontece que não havia um representante da organização do famoso livro dos recordes no local no momento da conquista. Mesmo assim, a empresa comemorou o feito ao superar o recorde de outro carro elétrico, o Aspark Owl, de 400 km/h.
Já o carro que detém o recorde de maior velocidade do mundo com qualquer tipo de propulsão é o Bugatti Chiron Super Sport 300+, que atingiu a velocidade máxima de 489 km/h em 2019.
LEIA MAIS
Não adianta se animar
Apesar do recorde, dificilmente o usuário comum poderá repetir a marca. A versão comercial do Rimac Nevera tem velocidade máxima limitada a 352 km/h. O recorde de velocidade foi registrado em um evento especiais, na presença da equipe da Rimac e sob condições controladas.
Vale lembrar ainda as regras de trânsito vigentes em todo o mundo, que limitam as velocidades de tráfego com base em questões de segurança das vias e dos pedestres em volta, entre outras.
Mas quem comprar o Rivac Nevera poderá ostentar o recorde. O carro é vendido na Europa por 2 milhões de euros, mais de R$ 11 milhões na conversão direta atual.
Jornalista no Canal VE. Já trabalhou com comunicação em diversas áreas, como: Saúde integrativa, engenharia industrial, segurança do trabalho e varejo. Recém graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP e estudante de Comunicação Social pela PUC-Campinas.