De acordo com a empresa, a produção das baterias de sódio deve ser iniciada em 2025. Foto: Divulgação
A CATL apresentou seu novo modelo de baterias que permite recuperação de até 400 km de autonomia com apenas 10 minutos de recarga. De acordo com a fabricante chinesa de baterias, esse é o primeiro componente LFP (fosfato de ferro-lítio) com esse sistema de recarga super-rápida.
A bateria, chamada de Shenxing (ou “movimento divino” em tradução livre), promete ser revolucionária para todo o mercado de eletromobilidade. Sua produção começará ainda este ano, mas a distribuição será feita em 2024 para as montadoras.
“Esperamos que, por meio de esforços contínuos para melhorar a tecnologia e reduzir custos, o Shenxing se torne um produto padrão disponível para todos os veículos elétricos”, afirma Gao Han, diretor de tecnologia da divisão de carros elétricos da CATL.
A CATL fornece suas baterias para a Tesla, especialmente para os modelos mais vendidos da marca de Elon Musk, como o Model 3 e Model Y
Domínio de mercado da CATL
A empresa chinesa domina o mercado de baterias, principalmente no país de sua matriz. De acordo com a empresa de pesquisa sul-coreana SNE Research, a CATL ocupa a primeira posição na indústria de baterias para veículos elétricos, fornecendo modelos como o Model 3 e Model Y, da Tesla, com uma participação de mercado de 35%. A empresa está muito à frente da segunda empresa, a BYD, que detém 16,2% de participação.
Pelo fato do mercado chinês dominar a produção e comércio dos carros elétricos, também significa que, na classificação global de fornecedores de baterias para veículos elétricos, a chinesa CATL e a BYD ocupam os dois primeiros lugares.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.