Canal VE

13 de abril de 2024

Empresas asiáticas dominam mercado de baterias para VEs

imagem mostra chassi de carro elétrico, com bateria e motor

Mercado de baterias para veículos elétricos é dominado pela CATL e pela BYD. Foto: Divulgação

À medida em que aumenta a procura por veículos elétricos (VE) no mundo, o mercado global de baterias também cresce. E são empresas de países da Ásia que estão dominando o setor. Os 10 principais fabricantes de baterias para VEs no mundo estão na China, na Coreia do Sul e no Japão, de acordo com recente pesquisa da consultoria sul-coreana SNE Research.

Atualmente, as empresas chinesas detêm 56% do mercado de baterias. A CATL é a líder do setor: saltou de 32% em 2021 para 34% de participação no mercado em 2022. Isso significa que um terço das baterias de VEs utilizadas no mundo são fabricadas pela empresa.

A segunda posição do ranking é da sul-coreana LG Energy Solution, com 14% de participação no mercado, apesar das severas críticas que sofreu após o recall de baterias de veículos elétricos nos Estados Unidos. 

Em 2021, a fornecedora sul-coreana concordou em reembolsar a General Motors em US$ 1,9 bilhão (aproximadamente R$ 9,9 bilhões) para cobrir os cerca de 143 mil Chevrolet Bolt EVs recolhidos devido a riscos de incêndio de baterias defeituosas da marca.

Já a BYD assumiu terceira posição no ranking, pois quase dobrou sua participação de mercado no ano passado. A empresa apoiada por Warren Buffett é a terceira maior montadora do mundo em valor de mercado, mas também produz baterias vendidas em mercados ao redor do mundo. Os números de vendas recentes mostram uma tendência de que a BYD deve ultrapassar a LG Energy Solution em participação de mercado nos próximos meses.

O top 10 tem ainda: Panasonic (Japão, 10%), SK On (Coreia do Sul, 7%), Samsung SDI (Coreia do Sul, 5%), CALB (China, 4%), Guoxuan (China, 3%), Sunwoda (China, 2%) e SVOLT (China, 1%). As outras empresas, somadas, têm 8% de participação no mercado.

Gráfico simula bateria de carro elétrico e a participação de cada empresa no mercado
Participação das empresas no mercado de baterias para VEs. Fonte: SNE Research

Novas tecnologias

Enquanto os países buscam soluções para minimizar os impactos causados pela emissão de gases poluentes na atmosfera, as empresas disputam uma corrida tecnológica para acelerar a transição energética. 

Por isso, a capacidade de armazenamento das baterias é essencial para os planos dessa transição. E novas tecnologias devem aparecer nos próximos meses, para suprir a crescente demanda em todo o mundo e melhorar a densidade de energia nos produtos.

Ler o Anterior

Com novo Prologue, Honda entra no mercado de SUVs elétricas

Ler o Próximo

Amazon vai investir 1 bilhão de euros em veículos elétricos

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular