Canal VE

20 de julho de 2024

CATL lança bateria que recupera 400 km em 10 minutos de recarga

Prédio espelhado da empresa de baterias CATL

De acordo com a empresa, a produção da Shenxing deve começar em 2023, mas sua distribuição só deve acontecer em 2024. Foto: Divulgação

A CATL apresentou seu novo modelo de baterias que permite recuperação de até 400 km de autonomia com apenas 10 minutos de recarga. De acordo com a fabricante chinesa de baterias, esse é o primeiro componente LFP (fosfato de ferro-lítio) com esse sistema de recarga super-rápida.

A bateria, chamada de Shenxing (ou “movimento divino” em tradução livre), promete ser revolucionária para todo o mercado de eletromobilidade. Sua produção começará ainda este ano, mas a distribuição será feita em 2024 para as montadoras.

“Esperamos que, por meio de esforços contínuos para melhorar a tecnologia e reduzir custos, o Shenxing se torne um produto padrão disponível para todos os veículos elétricos”, afirma Gao Han, diretor de tecnologia da divisão de carros elétricos da CATL.

A CATL fornece suas baterias para a Tesla, especialmente para os modelos mais vendidos da marca de Elon Musk, como o Model 3 e Model Y

imagem mostra chassi de carro elétrico, com bateria e motor
Mercado de baterias para veículos elétricos é dominado por empresas asiáticas, tendo CATL 35% do mercado. Foto: Divulgação

Domínio de mercado da CATL

A empresa chinesa domina o mercado de baterias, principalmente no país de sua matriz. De acordo com a empresa de pesquisa sul-coreana SNE Research, a CATL ocupa a primeira posição na indústria de baterias para veículos elétricos, fornecendo modelos como o Model 3 e Model Y, da Tesla, com uma participação de mercado de 35%. A empresa está muito à frente da segunda empresa, a BYD, que detém 16,2% de participação.

Pelo fato do mercado chinês dominar a produção e comércio dos carros elétricos, também significa que, na classificação global de fornecedores de baterias para veículos elétricos, a chinesa CATL e a BYD ocupam os dois primeiros lugares.

Ler o Anterior

BMW apresentará o i7 no Brasil com autonomia de até 479 km

Ler o Próximo

Tesla inicia venda de carregador universal para América do Norte

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular