Chris e Julie Ramsey alcançam o Polo Sul após viagem de 30 mil km. Foto: Divulgação/Pole to Pole EV.
Após 10 meses e 30 mil quilômetros rodados, os britânicos Chris e Julie Ramsey completaram a expedição do Polo Norte ao Polo Sul a bordo de um Nissan Ariya, carro 100% elétrico que superou todas as adversidades ao longo da viagem.
Foi a primeira vez que alguém realizou esse tipo de viagem em um automóvel de qualquer motorização, provando que um carro totalmente elétrico é capaz de enfrentar — e vencer — todas as distâncias, terrenos on-road e off-road, temperaturas extremas e altitudes variadas. A expedição Pole to Pole EV teve início em 29 de março de 2023 e foi concluída em 15 de dezembro de 2023.
O Nissan Ariya com controle integral e-4ORCE utilizado na expedição tem o mesmo padrão de fábrica, ou seja, conta com o mesmo trem de força e conjunto de bateria dos modelos desse tipo disponíveis à venda.
As únicas modificações realizadas foram em relação ao reforço na estrutura e nas suspensões para acomodar os pneus BF Goodrich de 39 polegadas, importantes para garantir maior mobilidade nos terrenos de neve dos polos.
Propaganda da eletromobilidade
O objetivo da expedição era aumentar a conscientização internacional sobre a crise climática e a capacidade dos veículos elétricos. Para isso, Chris e Julie Ramsey levaram a mensagem da eletromobilidade por onde passaram.
Ao todo, a expedição passou por 14 países das Américas do Norte, Central e do Sul, além do continente antártico, ligando o Polo Norte magnético (mar congelado) até o Polo Sul, na Antártida. O Brasil não foi incluído na rota.
A expedição saiu do Polo Norte magnético em 29 de março de 2023 e passou por Canadá, Estados Unidos, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile e Argentina, antes de chegar à Antártida e ao Polo Sul em 15 de dezembro de 2023.
O trecho final, na Antártida, foi particularmente desafiador para o casal, que teve de superar o frio e a falta de oxigênio em terrenos montanhosos para alcançar o Polo Sul.
“Não acredito que estamos no Polo Sul. Depois de tantos anos de planejamento, não parece real. Sempre tive total confiança nas incríveis capacidades dos veículos elétricos e sabia que o nosso Nissan Ariya enfrentaria tudo o que fosse apresentado. Mas tem sido muito mais difícil do que eu esperava”, falou Chris Ramsey, ao final da aventura.
“Estou orgulhoso de que a expedição Pole to Pole tenha alcançado milhões de pessoas em algumas partes do mundo e as entusiasmado com a adoção dos veículos elétricos no seu dia a dia”, completou.
Julie Ramsey também destacou as experiências vividas ao longo do trajeto. “Esta tem sido uma jornada incrível, com as pessoas que conhecemos, os amigos que fizemos e o apoio que recebemos. Pole to Pole começou apenas como Chris e eu, mas a equipe da expedição agora é composta por milhares de pessoas gentis e com visão de futuro. Estes apoiadores e colaboradores querem fazer a diferença e partilhar a emoção da condução elétrica”, afirmou.
Nissan Ariya
O Nissan Ariya e-4ORCE usado na expedição é um SUV 100% elétrico equipado com um conjunto de baterias de íons de lítio com capacidade de 87 kWh, e autonomia estimada em 580 km. O veículo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, e alcançar velocidade máxima de 200 km/h.
O sistema e-4ORCE é a tecnologia mais avançada de tração integral da Nissan, capaz de gerenciar de forma precisa a potência e a performance de frenagem para garantir mais estabilidade e suavidade ao dirigir. O conjunto tem potência total de 290 kW (394 cv) e torque de 61,1 kgfm.
Para garantir energia em áreas sem infraestrutura de recarga local, em especial nas regiões polares, a expedição utilizou uma unidade de energia renovável portátil, incluindo uma pequena turbina eólica compressível e painéis fotovoltaicos, que aproveitaram a força dos ventos e as longas horas de exposição à luz solar.
Ao final da expedição, o vice-presidente corporativo de marketing global, marca e merchandising da Nissan, Allyson Witherspoon, parabenizou o casal britânico, citando que a aventura vai inspirar outras pessoas a adotarem a eletromobilidade no dia a dia.
“Em nome de todos na Nissan, parabéns por concluir a expedição Pole to Pole. Todos admiramos o seu espírito ousado e paixão por ultrapassar os limites da aventura elétrica. Foi uma jornada extraordinária e um motivo de orgulho para nós da Nissan. Mostrou como a tecnologia inovadora da Nissan continua a proporcionar emoção, seja numa viagem ao escritório ou à Antártida”, afirmou.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.