A Abarth é uma marca de carros esportivos que pertence à Fiat. Com mais de 70 anos, a montadora agora decidiu revolucionar o Fiat 500 lançando uma versão elétrica, esportiva e mais rock n’ roll, o 500e Abarth.
Nesse modelo, o compacto conta com a funcionalidade Sound Generator, que pode reproduzir o som de um motor a combustão ou entregar dedilhados de guitarra dentro da cabine, conforme o carro acelera.
O modelo eletrificado desempenha, inclusive, melhor do que a versão a combustão, graças a uma melhor distribuição de peso, melhor torque e a maior distância entre eixos, que ainda não foi divulgada.
Traduzindo em números, o 500e Abarth vem com 155 cv e 24 kgfm de potência, e faz de 0 a 100 km/h em 7 segundos.
O carro vem equipado com uma bateria de 42 kWh que é possível carregar até 80% em 35 minutos em equipamentos de recarga rápida. Entretanto, não se sabe qual a autonomia que essa bateria proporciona.
Há três modos de condução. O primeiro é o Turismo, que permite aceleração mais suave e menor potência, com torque de 22 kgfm em vez de 24 kgfm.
O segundo e o terceiro são o Scorpion Street e o Scorpion Track. Enquanto um maximiza a frenagem regenerativa, o outro oferece desempenho superior.
Música para os meus pedais
Talvez o que mais chame a atenção dos novos compradores do 500e Abarth seja o som de guitarra que é reproduzido no interior da cabine toda vez que o carro é ligado ou desligado.
Além disso, na primeira vez que você ultrapassar os 20 km/h com o carro, vai ouvir um “dedilhado de guitarra” sendo tocado, como promete a montadora.
Mas caso o motorista não seja muito da vibe roqueiro, ele pode optar pelo Sound Generator, citado anteriormente, que lembra o som de um motor a gasolina funcionando. Nessa versão, o carro ainda reproduz a guitarra na cabine quando o carro liga e desliga.
É importante ressaltar que todos os sons reproduzidos pelo carro só poderão ser escutados por quem está dentro da cabine. Para os pedestres, por exemplo, será um carro elétrico silencioso comum.
A expectativa é que o 500e Abarth chegue ao Brasil no segundo semestre de 2023.
Jornalista no Canal VE. Já trabalhou com comunicação em diversas áreas, como: Saúde integrativa, engenharia industrial, segurança do trabalho e varejo. Recém graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP e estudante de Comunicação Social pela PUC-Campinas.