Carregador Net Serial Series, de 210 kW, está instalado na unidade da BYD em Campinas. Foto: Divulgação/BYD.
A BYD Energy no Brasil confirmou o lançamento de uma nova linha de carregadores veiculares rápidos e ultra rápidos no país, com o objetivo de fortalecer a infraestrutura de recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in.
A nova linha de produtos BYD conta com dois carregadores AC (corrente alternada), de 7 kWh e 22 kWh, e os modelos de corrente contínua (DC) de 60 kWh, 120 kWh e 150 kWh, além do Net Serial Series, de 210 kWh, este último um modelo inovador, de ultra tecnologia, atrelado a uma bateria.
“O carregador Net Serial Series conta com um consumo mais equilibrado de energia, aliviando a rede, diferentemente dos carregadores rápidos, que absorvem energia de forma muito acentuada”, destaca Rodrigo Garcia, gerente de P&D da BYD Energy.
Carregador com armazenamento de energia
O carregador tem uma capacidade de carregamento de 210 kWh, mas ele puxa somente 60 kWh da rede. Isso é possível porque, no momento em que não estiver sendo usado, ele armazena a energia na bateria. Assim, ao carregar um veículo, puxa parte da energia da rede e outra parte da bateria, como explica Renato Siqueira, gerente de projetos de soluções de carregamento da BYD. “Essa é uma grande solução para locais que você tem uma restrição grande de infraestrutura da concessionária”, diz.
“No Brasil, o maior desafio para o recarregamento rápido é a infraestrutura de rede. Esse recarregador chega para facilitar e solucionar definitivamente essa situação. Assim, mesmo em locais mais distantes, é possível a instalação de um carregador ultrarrápido ligado a uma bateria de armazenamento”, completa Garcia.
Linha completa de carregadores
A BYD apresentou dois modelos de carregadores em corrente alternada (AC), de 7 kW ou de 22 kW de potência, para uso em ambientes residenciais ou comerciais.
Com design sofisticado e compacto, os equipamentos permitem o monitoramento de status e controle do carregamento, além de acesso remoto. Conectado à rede, seu software mantém-se sempre atualizado. Conta com display HD de 14 cm de diâmetro e led com o status do carregamento.
Além desses, a empresa chinesa oferece produtos em corrente contínua (DC). As estações de recarga de 60 kW e 120 kW de potência têm design moderno e robusto, e são indicadas para ambientes públicos ou privados que exigem carregamento rápido.
A tela de 15 polegadas touchscreen de alta resolução e leds que indicam status do carregamento. Pode ser personalizada para carregamento simultâneo com faixa de tensão de 150 – 1000V.São adequadas para veículos de passeio e pesados.
Já o carregador de 150 kW conta com um sistema de armazenamento de energia (ESS) integrado, utilizando bateria de lítio ferro-fosfato. Com o sistema de gerenciamento EMS, é possível otimizar a demanda de energia entre rede, baterias e veículos eletrificados. Segundo a BYD, seu design sofisticado é adequado para estacionamentos, centros comerciais e Hubs para uma experiência de mobilidade elétrica.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.