Chevrolet Bolt EUV é lançado no Brasil. Foto: Divulgação/Chevrolet.
A Chevrolet lançou oficialmente no Brasil o novo Bolt EUV, um SUV baseado no Bolt EV, com o preço estipulado em R$ 279.900. O modelo, ainda em edição limitada a 200 unidades, marca uma nova fase da empresa na transição energética da mobilidade no país. A companhia ainda confirmou que em 2024 vai comercializar o Blazer EV e o Equinox EV no Brasil (leia mais abaixo).
O Bolt EUV é equipado com motor elétrico de 203 cv de potência e torque instantâneo de 36,7 kgfm (360 Nm), suficientes para levar o SUV da Chevrolet de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A mesma agilidade se vê em ultrapassagens, incluindo em trechos de aclive.
O modelo se destaca ainda, segundo a marca, pelo excelente compromisso entre estabilidade e conforto dinâmico, devido ao ajuste avançado da suspensão e pela distribuição de peso praticamente semelhante entre os eixos, além de elevada rigidez torcional da carroceria, já que a bateria compõe a plataforma. Tudo isso com zero emissão.
O veículo é equipado com sistema de condução One Pedal e freios regenerativos, que reduzem a velocidade, ajudando a parar o veículo sozinho, sem a necessidade de pisar no pedal de freio. Também é capaz de recuperar parte da carga das baterias de 66 kW em frenagens, por exemplo.
Com isso, a autonomia média do Bolt EUV é de 456 km no ciclo WLTP, 397 km no ciclo EPA ou 377 km no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro – mais de 50% superior à de concorrentes diretos.
No caso do elétrico da Chevrolet, bastam 40 minutos para recarregar cerca de metade da bateria em estações de corrente contínua (DC de 50 kWh). Já em estações de recarga rápida (AC de 7,4 kWh), a cada hora na tomada, o veículo ganha cerca de 40 km de autonomia.
Plano de aquisição
De olho no mercado brasileiro, com a tendência de crescimento nas vendas dos veículos elétricos, a Chevrolet também lançou um plano comercial para deixar os carros elétricos mais acessíveis aos consumidores.
Segundo a montadora, o Plano Chevrolet Elétrico Sempre consiste num financiamento diferenciado. Uma opção é o plano com entrada de 60% do valor do veículo, 24 parcelas intermediárias de R$ 3.369 — semelhantes a de um veículo a combustão —, e um parcela final única de 20% do valor total. Como o plano é flexível, a entrada mínima pode ser de 30% do valor do veículo e o número de parcelas intermediárias pode chegar a 48.
Ao final do contrato, o cliente tem a opção de trocar seu elétrico da Chevrolet por outro, zero quilômetro, sem precisar desembolsar a parcela residual do usado.
Blazer EV e Equinox EV
A GM está investindo US$ 35 bilhões (cerca de R$ 173, 1 bilhões) até 2025 no desenvolvimento de 30 novos veículos elétricos, que inauguram uma geração ainda mais avançada de VEs, já equipadas com a plataforma Ultium.
Para o Brasil, está confirmado dois SUVs em categorias importantes, o Blazer EV e o Equinox EV, que agora já tem data de lançamento no país: 2024.
“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV em meados do próximo do ano, logo após o lançamento dos modelos nos Estados Unidos. A marca Chevrolet tem avançado muito em prestígio e admiração junto ao consumidor brasileiro porque tem uma linha de produtos altamente tecnológica e alinhada com o que disponibilizamos de melhor no mundo”, relata Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
O Blazer EV é um produto global e está em fase final de testes de certificação e homologação. E o Brasil tem feito parte desse processo, já que a estrutura de engenharia da GM no Campo de Provas e no Centro Tecnológico no país está colaborando nas áreas de eficiência energética e de conectividade para acelerar o desenvolvimento do modelo e a chegada dele ao mercado.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.