Carregador BelCharger, da BelEnergy, foi apresentado pela primeira vez na Intersolar 2023. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
A BelEnergy, empresa que atua no desenvolvimento de tecnologias no mercado de eficiência energética, aproveitou a Intersolar 2023 para apresentar uma nova linha de produtos para ampliar seu portfólio: a estação de recarga veicular BelCharger.
De acordo com a empresa, o novo equipamento conta com duas versões: 7,4 kW monofásico, com tensão de operação de 220 V, e o BelCharger 22 kW trifásico, com tensão de operação de 380 V. Ambos obtêm a funcionalidade de cartão para wi-fi, bluetooth e RFDI (identifica frequências de sinais de rádio, lê e armazena dados). A empresa anuncia que os produtos estarão disponíveis para compra no final do mês de setembro de 2023.
De acordo com Leonardo Diniz, diretor de estratégia de negócios da BelEnergy, a eletromobilidade já é uma realidade, então é natural que uma empresa que atua no setor de energia fotovoltaica amplie sua gama de produtos olhando para esse mercado.
“A gente fica com aquele pensamento: ‘será que a eletromobilidade vai pegar?’, mas acontece que já está pegando. Agora é trabalhar a infraestrutura [de recarga], e a gente está aí para isso, com a possibilidade dos carregadores por meio da energia solar fotovoltaica. Nós acreditamos muito nesse mercado. Muita gente fala que é o futuro, mas a gente já avalia que é o presente”, afirma Diniz.
Projeto integrado
Para o executivo, quem já conhece os benefícios da energia solar quer agregar com os benefícios da mobilidade elétrica. E o mesmo vale para o contrário. O consumidor que já está ciente das vantagens da mobilidade elétrica, quer ter ainda mais opções de recarga com energia limpa, como a solar.
“A BelEnergy já está trazendo carregadores com tag de tarifação, que é uma dificuldade. Quando se fala de carregador, às vezes não há o espaço para colocar o solar, como por exemplo dentro de um condomínio. Então você tem um tag, que você carrega, e depois, fora do rateio, você consegue pagar por aquela energia que está utilizando. Isso é uma tendência, isso vai acontecer, mas a gente até prefere que tenha os módulos fotovoltaicos juntos para acomodar todas as necessidades da questão elétrica”, finaliza Diniz.
Parceria com Seres
Para apresentar a linha de carregadores, a BelEnergy abriu espaço no estande da empresa na Intersolar para acomodar o Seres 7, que fez a primeira aparição pública no Brasil na feira.
O modelo tem propulsão elétrica e gerador que garante até 1.100 km de autonomia, além de usar tecnologia Huawei nos sistemas de conectividade e nas baterias. O Seres 7 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Quem passou pelo estande aproveitou para registrar uma foto ao lado do carro.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.