Canal VE

24 de abril de 2024

Manaus (AM) passa a contar com ônibus elétrico da Eletra na frota

Ônibus 100 % elétrico fabricado pela Eletra

Esse será o primeiro ônibus elétrico da capital amazonense, entregue pela Eletra. Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

A cidade de Manaus (AM) recebeu seu primeiro ônibus elétrico da Eletra para o transporte coletivo da cidade. O veículo faz parte de um plano para a eletrificação do transporte público da capital amazonense. 

Segundo o prefeito David Almeida, outros 13 ônibus 100% elétricos serão entregues até o fim do ano.

“Esse é o primeiro de 14 ônibus elétricos que vão transitar no transporte coletivo da cidade de Manaus até o final deste ano. Ainda temos a possibilidade de mais veículos para o ano que vem. Só com este veículo entregue hoje, são 105 toneladas de dióxido de carbono (CO2) que deixam de ser jogados no ar”, comenta o prefeito.

Batizado carinhosamente como “PreservAr”, o ônibus elétrico será integrado à linha 125, que atende a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A linha foi escolhida para que os alunos da Ufam, em parceria com a prefeitura da cidade, realizem um estudo que indique os benefícios da implementação do veículo elétrico no sistema de transporte coletivo da cidade.

“Esse ônibus é um ponta de linha, primeiro de uma série que irá chegar. Vale também destacar que fizemos uma parceria com a Ufam, para que sejam feitos os estudos que demonstrem os benefícios ao meio ambiente, e esses resultados vão ajudar a nortear os investimentos que serão realizados no futuro pelas prefeituras e pelo Estado. Nós temos as nossas particularidades, um clima mais quente, um asfalto mais abrasivo, um relevo diferente, por isso é importante esse tipo de estudo”, explica Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Ônibus 100 % elétrico fabricado pela Eletra
Esse modelo possui 400 kW de potência (544 cv) e uma velocidade máxima de até 60 km/h. Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

Sobre o ônibus da Eletra

O ônibus fabricado pela marca brasileira conta com carroceria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O-500 U e ar-condicionado. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 km.

Com relação ao motor elétrico, fabricado pela WEG, possui 400 kW de potência (544 cv), permitindo uma velocidade máxima de até 60 km/h.

Ler o Anterior

BelEnergy lança carregadores para carros elétricos na Intersolar

Ler o Próximo

Renault mostra, na Alemanha, o novo Scenic E-Tech 100% elétrico

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular