Toyota Corolla Cross foi o carro eletrificado preferido dos brasileiros em 2022. Foto: Divulgação/Toyota.
O Brasil registrou vendas de 128 modelos diferentes de veículos eletrificados em 2022. O número representa a abertura do mercado brasileiro para os carros totalmente elétricos e híbridos. Dentre eles, o destaque ficou para Toyota Corolla Cross, que registrou 12.507 unidades vendidas no ano. Já o Volvo XC 40 foi o preferido dos consumidores entre os carros 100% movidos a bateria, com 1.770 unidades vendidas de janeiro a dezembro.
Aliás, os emplacamentos de veículos eletrificados no Brasil em 2022 tiveram alta de 41% em relação ao ano anterior. Foram 49.245 unidades vendidas entre elétricos e híbridos, o que representa um market share de 2,5% em relação ao total de emplacamentos no país no ano (1.957.699 unidades), segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Carros híbridos e híbridos plug-in
Os HEV flex (veículos híbridos com motor a combustão a gasolina/etanol) continuam com o maior market share de eletrificados leves no Brasil, com uma participação de 48% do mercado desse segmento em 2022.
Atualmente, apenas Toyota e Caoa Chery têm modelos com a tecnologia HEV flex. Por isso mesmo, as duas marcas ocupam o topo do ranking de vendas dos híbridos. Isso acontece porque a tecnologia HEV se assemelha muito aos veículos movidos a combustão, já que não precisam de infraestrutura de recarga da bateria.
Mas o mercado de veículos híbridos plug-in (PHEV) também cresceu no ano passado. Segundo a ABVE, esses carros finalizaram o ano com um market share de 21%, entre os eletrificados, em decorrência da maior oferta de modelos e dos investimentos para ampliação da infraestrutura de recarga no país.
Confira a lista com os 5 modelos híbridos mais vendidos no Brasil em 2022:
1º) Toyota Corolla Cross (HEV) – 12.507 unidades
2º) Toyota Corolla Altis (HEV) – 7.109 unidades
3º) Caoa Chery Tiggo 5X (HEV) – 2.507 unidades
4º) Caoa Chery Tiggo 8 (PHEV) – 1.941 unidades
5º) Volvo XC 60 (PHEV) – 1.879 unidades
Carros elétricos
Os carros 100% elétricos (BEV) apresentaram um grande crescimento na comparação entre 2021 (2.581 unidades emplacadas) e 2022 (8.458). O crescimento mostra que a aposta das montadoras nessa tecnologia é promissora, já que a cada ano mais modelos aparecem no mercado.
Em 2022, o segmento de veículos elétricos teve um market share de 17,2% entre os eletrificados, com 61 modelos diferentes vendidos no Brasil.
Os BEV em circulação no Brasil (13.294) já correspondem a 10,5% do total da frota eletrificada no país até dezembro de 2022 (126.504 veículos).
O avanço dos BEV — e dos PHEV — no mercado se deve à expansão da infraestrutura de recarga, que ganhou força no ano passado. De acordo com estimativas da ABVE, existem atualmente cerca de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos espalhados pelo país.
Confira a seguir a lista com os 5 modelos elétricos (BEV) mais vendidos no Brasil em 2022:
1º) Volvo XC 40 – 1.770 unidades.
2º) Caoa Chery iCar – 782 unidades
3º) Jac E-JS1 – 609 unidades
4º) Renault Kwid E-Tech – 594 unidades
5º) Volvo C 40 – 584 unidades
Vendas por regiões
A região Sudeste foi a que mais concentrou vendas de veículos eletrificados no Brasil em 2022, com 49,4% das vendas. A característica pode ser justificada, segundo a ABVE, pela maior oferta de veículos na região e maior rede de infraestrutura de recarga. Além disso, algumas cidades, como São Paulo, fornecem incentivos para consumidores adquirirem carros com essa tecnologia, por meio de isenção de impostos, ou por facilidades atribuídas ao uso de veículos menos poluentes, como a liberação do rodízio. É importante destacar que alguns estados também oferecem isenção de IPVA para veículos eletrificados.
A região Sul, com 19,2% de participação nas vendas, e a região Centro-Oeste, com 15,5%, ocupam o top 3. Nordeste (12,5%) e Norte (3,3%) fecham a lista.
Comerciais leves
Os veículos comerciais leves elétricos, que são modelos destinados ao transporte urbano de carga, também apresentaram bom crescimento em 2022.
Segundo a ABVE, esse crescimento pode estar relacionado a uma necessidade das empresas de realizar suas operações de transporte de modo mais sustentável e menos poluente, atendendo assim aos princípios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), tema amplo e muito debatido durante o ano no ambiente corporativo.
No entanto, a oferta de comerciais leves elétricos no Brasil ainda é pequena, com oito modelos disponíveis, das seguintes montadoras: BYD, JAC, Renault, Peugeot, Citroën, Hitech e Ford. Juntas, as empresas somaram 941 unidades emplacadas no Brasil em 2022.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.