![Carro Yangwang U9 tem design esportivo e está pintado na cor amarela](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/01/yangwang_u9_1.jpg)
Yangwang U9 é supercarro premium de marca subsidiária da BYD. Foto: Divulgação/BYD.
A BYD continua a diversificar seu portfólio de carros elétricos. Agora, a companhia chinesa acaba de apresentar dois modelos de sua nova marca super premium Yangwang: o SUV de alto luxo off-road Yangwang U8 e o supercarro Yangwang U9, ambos 100% elétricos.
A plataforma de altíssima tecnologia e4 deverá equipar os futuros lançamentos da marca Yangwang. Ela representa uma avançada e inédita tecnologia, de propulsão independente de quatro motores elétricos, que será produzida em massa na China.
De acordo com a fabricante, em comparação ao powertrain dos veículos de combustível convencional, a plataforma e4 é capaz de ajustar com precisão a dinâmica das quatro rodas graças ao controle vetorial independente dos quatro motores.
“A marca Yangwang será a primeira a aplicar as tecnologias de ponta do grupo BYD e oferecer segurança, desempenho e experiência aos clientes, mesmo em condições extremas de direção”, disse Wang Chuanfu, presidente da BYD Global.
![Yangwang U8 é um SUV de porte grande e robusto](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/01/yangwang-u8-1.jpg)
Modelos premium
Os novos modelos Yangwang U8 e U9 foram apresentados na China em 5 de janeiro de 2023. Enquanto o U8 é um SUV off-road elétrico, o U9 é um supercarro puro elétrico de alto desempenho.
Lançado como o primeiro modelo da Yangwang, o SUV U8 usa quatro motores elétricos independentes para produzir um total de 820 kW, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos.
Apesar de seu desempenho de supercarro, o YangWang U8 foi projetado como um veículo off-road, com mais de 5,3 metros de comprimento, 2 metros de largura, e distância entre-eixos de 3,05 metros. Mas uma característica bastante diferente chama a atenção: o modelo é “anfíbio”. Graças à vedação da carroceria e à impermeabilização de grau IP68 nos motores elétricos, a BYD diz que seu novo SUV pode “flutuar” para atravessar áreas alagadas sem risco de danos (veja vídeo).
Já o supercarro premium U9 se apresenta como um carro elétrico de alta performance que promete fazer frente aos modelos de referência do segmento. O modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2 segundos, segundo a montadora.
A marca não revelou detalhes técnicos, mas acredita-se que o U9 tenha quatro motores de 240 kW (322 cv) cada, o que resultaria em uma potência combinada de 960 kW (1.300 cv). Com aerodinâmica arrojada, o supercarro elétrico se apresenta como um dos mais rápidos do mundo.
Os veículos devem chegar ao mercado chinês em 2024. Os preços ainda não foram anunciados pela Yangwang.
![Carro Yangwang U9 tem design esportivo e está pintado na cor amarela](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/01/yangwang_u9_2.jpg)
Nova plataforma
Segundo a montadora, a plataforma e4 é considerada uma tecnologia disruptiva, ou seja, que deverá criar novos padrões e referências para as opções existentes no mercado, na medida em que se afasta de conceitos técnicos convencionais para proporcionar uma nova abordagem à segurança veicular.
O princípio dessa tecnologia apareceu no protótipo ET lançado pela BYD há vinte anos, que foi inspirado no controle perfeito, que lembra a postura de um “guepardo correndo”. Quatro motores elétricos acionam separadamente as quatro rodas, oferecendo maior segurança e desempenho.
É também uma tecnologia de propulsão inovadora que finalmente será produzida em série, graças aos importantes avanços alcançados em três campos fundamentais: o motor elétrico, a bateria e o sistema de controle eletrônico.
Ainda de acordo com a fabricante, além da segurança, a plataforma e4 também oferece o máximo desempenho e experiência de direção. Pode atingir 20.500 rpm e uma potência superior a 1.100 cavalos, permitindo que os veículos circulem em diversas condições.
![Yangwang U8 tem 5 metros de comprimento e 2 metros de largura](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/01/yangwang-u8-6.jpg)
![](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2022/07/foto-rubens-canalve.jpeg)
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.