Mercado de veículos eletrificados está em expansão no Brasil. Foto: Envato/Elements.
Com 4.995 unidades emplacadas em novembro, as vendas de veículos leves eletrificados registraram o segundo melhor mês na série histórica da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), perdendo apenas para o mês de setembro de 2022, quando 6.391 unidades foram emplacadas.
Assim, o total de vendas de veículos desse segmento no acumulado de janeiro a novembro de 2022 chegou a 43.658 unidades, 25% a mais que o total registrado em todo o ano passado (34.990 unidades).
De acordo com a ABVE, a região Sudeste detém 50% dos veículos eletrificados emplacados no Brasil em 2022, sendo que São Paulo é o Estado com maior participação desses veículos (32,6% do total no ano).
O mercado de eletrificados, que compreende os carros totalmente elétricos a bateria e os híbridos, deve fechar o ano próximo da marca de 50 mil veículos vendidos em 2022, provando que esse mercado está em plena expansão. Vale destacar que no final de julho, a ABVE divulgou que o Brasil tinha atingido a marca de 100 mil veículos eletrificados em circulação.
Como comparação, as vendas totais de automóveis e comerciais leves, independentemente do tipo de motorização, caiu 1,42% no acumulado de janeiro a novembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Híbridos plug-in (PHEV) lideram
O aumento nas vendas dos veículos híbridos plug-in (PHEV), que aceitam recarga externa da bateria, chama a atenção. De janeiro a novembro de 2022, os plug-in alcançaram a marca simbólica de 1% de participação (market share) sobre todas as vendas domésticas de veículos leves.
Já as vendas de todos os eletrificados no período (BEV+PHEV+HEV) chegaram a 2,5% do total (43.657, sobre 1.755.543). Em 2021, esse market share foi de 1,8%.
Para Adalberto Maluf, presidente da ABVE, os números merecem comemoração, mas, ao mesmo tempo, pedem cautela.
“As vendas de novembro confirmam a tendência de alta do mercado de eletrificados leves no Brasil, que cresce consistentemente há mais de três anos”, disse. “Fecharemos 2022 com quase 50 mil emplacamentos, ou cerca de 40% acima de 2021. Ainda assim, estamos distantes dos principais mercados em eletrificação”, afirmou.
No mundo, a participação nas vendas globais de elétricos e híbridos plug-in saltou de 8,6% para 15% do mercado total de veículos neste ano. China e Alemanha já ultrapassaram a marca de 30% de participação dos elétricos e híbridos plug-in no mercado, enquanto a Europa deve fechar o ano com 21% de participação desses veículos nas vendas totais.
“Temos muito a caminhar para criar no Brasil um ambiente realmente favorável às energias limpas no transporte. Precisamos, urgentemente, de um plano nacional em prol da mobilidade elétrica”, concluiu Maluf.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.