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20 de maio de 2024

Toyota apresenta novo conceito de carro movido a hidrogênio

Carro corolla cross hydrogen branco com detalhes em azul, ao fundo se veem arvores

O carro movido a hidrogênio foi apresentado na Europa. Foto: Divulgação/Toyota.

O hidrogênio é considerado um dos combustíveis do futuro, mas se depender da Toyota essa mudança energética pode acontecer já no presente.

Foi na Europa que a empresa anunciou o conceito do Toyota Corolla Cross Hydrogen, um carro movido a células de hidrogênio.

Para criar o conceito do novo SUV, ela utilizou o motor turbo de 3 cilindros de 1,6 litro por cilindrada do GR Corolla e adicionando as técnicas de embalagem no tanque do Mirai, ambos movidos a hidrogênio.

Para testar os modelos com esse tipo de combustível, a empresa vem utilizando as pistas de corrida. Um exemplo disso foi no Super Taikyu, o circuito de corridas no Japão, onde testou o GR H2.

Com essa estratégia, a Toyota aumentou a potência de combustão de hidrogênio em 24% e o torque em 33%, equiparando-se a um motor de gasolina no avanço do desempenho dinâmico.

Por se tratar de um carro-conceito, a empresa afirmou que a viabilidade do modelo ainda precisa ser estudada e vai iniciar testes no norte do Japão em breve.

Carro corolla cross hydrogen visto por trás, o carro é branco com detalhes em azul. Ao Fundo se enxergam arvores.
O carro ainda é um conceito, e por isso não tem data de lançamento. Foto: Divulgação/Renault.

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Os planos para o futuro

Focar em diferentes matrizes energéticas é uma das estratégias que a Toyota adotou para atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040.

“De um modo geral, há duas áreas principais de foco: a primeira é como atingir nas áreas do nosso negócio a neutralidade de carbono, e a segunda é fazer a transformação de uma empresa de fabricação e vendas para um provedor de serviços de mobilidade”, declarou Matt Harrison, presidente e CEO da Toyota na Europa.

De acordo com a empresa, o caminho para a sustentabilidade não é focar somente em carros 100% elétricos. 

Pela escassez e os altos custos da matéria prima utilizada na fabricação das baterias, a solução da Toyota é ter no catálogo outras opções além dos veículos exclusivamente movidos a bateria, como os híbridos e híbridos plug-in.

“Devemos fazer o que é melhor para o meio ambiente, que é reduzir ao máximo a emissão de carbono ao produzir uma célula de bateria e substituir o maior número possível de veículos não eletrificados pelos eletrificados, sendo guiados pelo princípio de que o carbono é o inimigo, não um trem de força específico”, argumentou Gill Pratt, cientista chefe da Toyota e CEO do Instituto de Pesquisa da Toyota.

Dentro do capo de um carro movido a hidrogenio, varios fios e mutias peças pretas
O motor do Corolla Cross movido a hidrogênio. Foto: Divulgação/Toyota.

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