Encontrar uma estação de carregamento para carros elétricos não é tão complicado quanto parece. Foto: Envato/Elements
Se você está pensando em comprar um veículo elétrico, mas está em dúvida se o Brasil oferece uma estrutura de carregamento adequada, esse post é para você.
Para quem tem carro a combustão, a tarefa de achar um posto de combustível não é muito difícil, mas para os donos de VEs pode ser um pouco mais trabalhoso, já que a infraestrutura de eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil ainda está longe de se igualar ao de países mais bem preparados para os veículos elétricos.
Até o final de agosto de 2022, a China, por exemplo, tinha 4,315 milhões de estações de recarga instaladas no país.
Já o Brasil, na mesma época, tinha pouco mais de 1,3 mil pontos para recarregar carros em todo o país, sendo que São Paulo concentra um terço do total, segundo a Elev, empresa do ramo de recarga de veículos elétricos.
A maneira mais fácil de achar esses pontos é utilizando os aplicativos disponíveis. Como falamos no nosso artigo sobre o custo para carregar carros elétricos, ainda não há um aplicativo com informações de todos os eletropostos disponíveis no país, já que cada empresa tem o seu próprio interesse comercial na divulgação dos dados.
Portanto, o ideal é você baixar mais de um aplicativo. Para saber quais os mais indicados, reunimos uma lista com os 5 principais, confira:
1- Plug Share
O Plugshare é um dos aplicativos mais conhecidos dos motoristas de carros elétricos. Ele possui um mapa com os pontos espalhados dentro e fora do Brasil, no qual é possível verificar quais os tipos de conectores disponíveis.
Além disso, os usuários podem deixar comentários sobre o funcionamento dos pontos e classificar a qualidade do serviço.
2- Zletric
A Zletric é uma empresa de postos elétricos que tem seu próprio aplicativo para encontrar os pontos de carregamento da marca e liberar os carregadores através do QR Code.
Vale lembrar que embora o aplicativo seja gratuito, existe um custo para carregar nos postos da Zletric, que você pode pagar através do próprio aplicativo, cadastrando seu cartão.
3- Elev
A ElevMobility desenvolveu um aplicativo para mapear os eletropostos do país. Para ter acesso às informações dos pontos de carregamento, é necessário fazer um pequeno cadastro antes.
No app também é possível indicar uma viagem. O serviço vai mostrar o melhor trajeto para passar nos pontos de recarga.
4- Neocharge Eletropostos
O aplicativo da Neocharge também requer cadastro para utilizá-lo. Seu principal diferencial é que, além de servir para desbloquear os conectores da marca e monitorar o carregamento, você pode reservar por 20 minutos um carregador até se deslocar até a estação.
Para carregar o carro nos postos da marca utilizando o aplicativo é necessário adicionar um cartão de crédito.
5-Tupinambá
A Tupinambá Energia também tem seu próprio aplicativo de carregamento. Com ele você consegue achar os carregadores próximos a você e traçar rotas. O sistema de reserva é funcional, porém só pode ser utilizado em pontos da marca, que são pagos.
Outro diferencial é que o aplicativo mostra o status das estações, se estão disponíveis, reservadas ou ocupadas.
Existem ainda outros apps para mapear os pontos de recarga no Brasil e auxiliar o motorista, como por exemplo o NextCharge, Enel X Way Juice Pass e EDP EV Charge, entre outros. Até mesmo o Google Maps e o Waze, dois dos principais aplicativos de mobilidade do Brasil, têm informações sobre onde encontrar postos de recarga para o seu veículo elétrico.
O aplicativo que você utiliza está nessa lista? Conte pra gente, nos comentários, se ele funciona direitinho ou como poderia melhorar.
Jornalista no Canal VE. Já trabalhou com comunicação em diversas áreas, como: Saúde integrativa, engenharia industrial, segurança do trabalho e varejo. Recém graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP e estudante de Comunicação Social pela PUC-Campinas.