Carros eletrificados estão abrindo espaço no mercado automotivo brasileiro. Foto: Envato/Elements
O segmento de automóveis e comerciais leves eletrificados foi o que teve a maior alta de vendas em setembro, de acordo com levantamento mensal da Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Foram 6.391 unidades vendidas no mês, o que representa 50,31% a mais que em agosto.
Comparado ao mesmo mês do ano anterior, a alta é ainda mais significativa: 131,98%. No acumulado de janeiro a setembro de 2022, já são 32.242 unidades vendidas, o que representa alta de 41,75% em relação ao mesmo período de 2021.
Para o presidente da Fenabrave, Mauricio Andreta Jr., os números provam que o segmento de eletrificados está abrindo espaço no mercado nacional. “Atualmente, o consumidor já conta com uma boa variedade de opções de eletrificados, e a tendência é que os segmentos continuem em crescimento nos próximos anos”, avalia.
Para efeito de comparação, o segmento de automóveis e comerciais leves, que inclui veículos a combustão e os eletrificados, teve queda de 7,2% em setembro em relação a agosto de 2022.
Mas vale ressaltar que a maioria absoluta dos carros vendidos no Brasil são os térmicos. A média diária de emplacamentos em setembro foi de 8.592 unidades.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.