Novo híbrido da BMW M é o carro mais potente da marca. Foto / Divulgação BMW
A BMW apresentou ao mundo um híbrido de alto desempenho que deve chegar ao mercado dos Estados Unidos até o fim de 2022. Trata-se do BMW XM, segundo carro criado e desenvolvido exclusivamente pela BMW M GmbH, subsidiária da marca, responsável pelo lendário BMW M1, que se tornou um ícone no mundo automotivo.
O XM chega 44 anos depois do primeiro, com uma versão híbrida de tirar o fôlego: até 748cv e 1.000Nm de torque. Faz parte da categoria SAV (Sports Activity Vehicle), ou seja, é um veículo para atividade esportiva, com altura mais baixa em relação ao solo, quando comparado aos SUVs (Sport Utility Vehicle).
O XM apresenta bons números. Com um motor V8 TwinPower com 585 cv de potência que se une ao elétrico de 163 cv, para entregar os já mencionados 748 cv e 1.000 Nm de torque.
Para dar conta do recado, o câmbio M Steptronic tem oito marchas e permite mudar os modos de condução: é possível escolher entre esportivo, off-road e 100% elétrico — esse último com autonomia de 88 km.
Capricho na cabine
Por dentro, o XM traz todo o luxo e esportividade que se espera de um M. A cabine é repleta de acabamentos em fibra de carbono.
Além disso, o modelo manterá o Cockpit Professional, o mesmo da linha iX, com duas telas que fazem o trabalho de painel de instrumentos e multimídia. O sistema de som foi desenvolvido pela Bowers & Wilkins e apresenta 1500 W de potência.
O novo BMW XM começa a ser produzido em dezembro, na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos, e chega ao mercado norte-americano ainda em 2022. Para a Europa e outros mercados, o modelo terá as primeiras entregas em 2023.
Jornalista no Canal VE. Já trabalhou com comunicação em diversas áreas, como: Saúde integrativa, engenharia industrial, segurança do trabalho e varejo. Recém graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP e estudante de Comunicação Social pela PUC-Campinas.