Mineração de lítio nos Estados Unidos. Foto: Divulgação
O consórcio Prime Planet Energy & Solutions (PPES), joint venture de baterias formada por Toyota e Panasonic, vai comprar lítio de um projeto de mineração da empresa australiana ioneer. O metal será utilizado para construir baterias de veículos elétricos nos Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas pela Reuters.
Pelo acordo, anunciado no início de agosto de 2022, a ioneer fornecerá 4 mil toneladas de carbonato de lítio anualmente por cinco anos para a PPES.
Os fornecimentos estão programados para começar em 2025. O objetivo do consórcio é competir com a líder do segmento de baterias CATL (Contemporary Amperex Technology Limited), no mercado americano.
Com sede no Japão. a PPES planeja construir uma fábrica de baterias na Carolina do Norte. “Todo o propósito deste acordo é que o lítio seja usado nos Estados Unidos”, disse James Calaway, presidente executivo da ioneer, à Reuters.
A quantidade de lítio que a ioneer fornecerá ao PPES é suficiente para fabricar baterias para cerca de 150 mil veículos elétricos por ano.
A empresa australiana pretende produzir cerca de 21 mil toneladas de lítio em Nevada anualmente a partir de 2025. Ela já tem um acordo de fornecimento com a Ford, assinado em meados de julho, e com a sul-coreana Ecopro, acertado no ano passado.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.