Canal VE

23 de novembro de 2024

Tecnologia é aposta da BYD para a Shark ganhar terreno no Brasil

BYD Shark estacionada embaixo de carport

BYD Shark é lançada oficialmente no Brasil. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

De olho no público do agronegócio, a BYD apresentou oficialmente a Shark ao mercado brasileiro apostando na tecnologia para ganhar espaço no país. O modelo, lançado por R$ 379.800, em Goiânia (GO), inaugura um novo segmento de caminhonetes no Brasil, com motorização híbrida plug-in (PHEV).

Construída sobre a nova plataforma DMO, a Shark tem tração integral, com dois motores elétricos, um em cada eixo, com bateria Blade de 29,6 kWh de capacidade, além de um motor turbo 1.5 litro, para uma potência combinada de até 437 cv, com 65 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 5,7 segundos. 

De acordo com os testes feitos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, a Shark possui um consumo na gasolina equivalente a até 24,6 km/le na cidade e 19,9 km/le na estrada. Por ser híbrida plug-in, pode ser utilizada puramente no modo elétrico, com uma autonomia de até 100 km, segundo o ciclo NEDC, e 57 km no ciclo PBEV. A autonomia total é de 840 km (NEDC).

Visão traseira da BYD Shark branca
BYD Shark tem tração integral, com dois motores elétricos e um turbo 1.5 litros. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Plataforma DMO

A Shark é a primeira a utilizar a mais nova plataforma da BYD, a DMO Super Híbrida Off-road, que prioriza a eficiência energética, com recursos de segurança e conforto, combinando com a robustez do off-road.

O sistema de tração nas quatro rodas ajusta e distribui, automaticamente, o torque entre os eixos dianteiro e traseiro, com rápida resposta ao motorista, mesmo em condições críticas de condução. 

A plataforma DMO apresenta um layout longitudinal, com a bateria Blade integrando o chassi de aço de alta resistência por meio da tecnologia CTC (Cell to Chassis), garantindo proteção elevada. Assim, a bateria funciona não apenas para fornecer energia tracionária, mas também como reforço para a estrutura do veículo.

Por falar em segurança, a Shark possui o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, alerta para abertura de portas, câmera 360º e alerta de tráfego cruzado, entre outros itens.

Além disso, o painel da caminhonete oferece um ecossistema totalmente integrado, possibilitando aos motoristas, por meio de comandos de voz, gerenciar de maneira intuitiva os modos de condução, ajustar as configurações de ar-condicionado e executar diversas tarefas, aumentando o conforto e a segurança ao dirigir.

Visão interna da cabine da BYD Shark
Motorista tem diferentes modos de condução no asfalto e fora dele. Foto: Divulgação/BYD.

Dimensões e facilidades

Inspirada no tubarão, a BYD Shark tem medidas que garantem uma experiência de condução espaçosa, com uma distância entre-eixos de 3.260 mm. São 5,457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura, e peso em ordem de marcha de 2.710 kg.

Outra característica importante é em relação às capacidades de carga de 790 kg, de reboque, que chega a 2.500kg, e a de transporte de mercadorias, que é de 1.200 litros. O tamanho do tanque de combustível é de 57 litros. Já a recarga da bateria pode ser realizada em corrente alternada (AC) em até 6,6 kW ou em corrente contínua (DC) em até 55 kW.

Além disso, o veículo pode ser utilizado como fonte de energia para equipamentos elétricos externos, no sistema V2L (Vehicle to Load). Para isso, a caçamba da caminhonete conta com três tomadas do padrão brasileiro de três pinos. A BYD Shark está disponível em três cores: branco perolizado, azul metálico e preto metálico. 

BYD Shark estacionada em carport
BYD Shark conta com 437 cv de potência combinada. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

*O jornalista viajou a Goiânia a convite da BYD.

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