Hyundai Kona EV é um veículo 100% elétrico da marca sul-coreana disponível no Brasil. Foto: Divulgação/Hyundai.
A Hyundai planeja investir US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões) no Brasil até 2032 para o desenvolvimento de tecnologia, em especial a de carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde. Os investimentos estão alinhados com o programa de Mobilidade Verde (Mover), do governo brasileiro.
Foi o próprio presidente-executivo global do grupo Hyundai, Euisun Chung, a anunciar os planos de investimentos da montadora sul-coreana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF), em 22 de fevereiro de 2024.
De acordo com o relato do encontro, o CEO ressaltou as prioridades da Hyundai em solo brasileiro, em particular nas áreas da transição energética e da educação.
Chung destacou investimentos da empresa em programas de responsabilidade social voltados ao tratamento odontológico e ao reflorestamento nas áreas onde está instalada, além da formação básica e técnica de pessoal e do compartilhamento de tecnologias.
Ele relembrou a criação de mais de 6.500 empregos diretos e o estoque de investimentos no Brasil da ordem de US$ 2,5 bilhões (R$ 12,4 bilhões). Ressaltou que a Hyundai se tornou a terceira maior montadora do mundo em volume e que o Brasil recebeu a primeira fábrica da empresa no Hemisfério Sul, em Piracicaba (SP).
Durante a reunião, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, apresentou aos executivos da Hyundai os desenvolvimentos recentes das políticas industrial e energética brasileiras e a prioridade conferida à reindustrialização e à descarbonização.
Meta ambiciosa
A Hyundai tem a meta de vender globalmente 2 milhões de veículos elétricos por ano até 2030. A empresa planeja investir cerca de US$ 85 bilhões (R$ 424 bilhões) para impulsionar a produção dos veículos de novas energias em todo o mundo. Atualmente, a Hyundai comercializa o Kona EV, o Kona Hybrid e o Ioniq Hybrid no Brasil.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.