O Luxeed S7 já está em pré-venda e tem preço inicial de 258 mil yuans (cerca de R$ 175 mil). Foto: Divulgação/Huawei
A Huawei, empresa do ramo de tecnologia, juntou-se à Chery para desenvolver seu primeiro sedã de luxo, o Luxeed S7. O modelo, segundo as marcas, promete bater de frente com os principais concorrentes do segmento, com conforto, elegância e potência.
O modelo já está em pré-venda e tem preço inicial de 258 mil yuans (cerca de R$ 175 mil). De acordo com a empresa, as vendas regulares serão iniciadas no dia 28 de novembro de 2023.
O veículo chega ao mercado com duas opções de motorização. A versão básica possui apenas um motor elétrico, o que garante para o veículo uma potência de 292 cv. Enquanto a versão com dois motores, chamada de AWD, garante uma potência combinada de 495 cv.
Para ambos os modelos, a velocidade máxima será a mesma, limitada eletronicamente, de 210 km/h. Além disso, a bateria, produzida pela CATL, garante uma autonomia de aproximadamente 700 quilômetros, de acordo com o ciclo americano EPA.
A ideia da Huawei e da Chery com o Luxeed S7 é brigar com os principais modelos vendidos no mercado chinês, o Tesla Model S, e os veículos da BYD, Han EV e Neta S.
Cabe ressaltar que o modelo não tem previsão de lançamento no Brasil.
Conforto e conectividade
Se tem algo que o consumidor pode esperar do Luxeed S7 é tecnologia. O sedan elétrico será o primeiro carro do mundo a receber o sistema operacional HarmonyOS 4.0, desenvolvido pela Huawei, além de assistente por voz com ampla lista de comandos e uma nova tecnologia wireless, chamada NearLink, que “é melhor do que o Bluetooth”, de acordo com a empresa.
Assim como é característico dos modelos da Tesla, o Luxeed S7 também está equipado com um sistema de direção autônoma, o LiDAR (Light Detection and Ranging), formado por 12 sensores ultrassônicos, 11 câmeras de alta definição e uma série de radares de ondas de 3 milímetros.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.