Seguindo o plano para a eletromobilidade, a Nissan deve vender apenas VEs a partir de 2030. Foto: Divulgação/Nissan
Com o mercado de veículos elétricos em ampla expansão, a Nissan anunciou, em um comunicado oficial, que não lançará mais veículos a combustão. Essa decisão vai de encontro com o plano de ação da marca, que pretende vender apenas modelos elétricos a partir de 2030. O plano foi traçado apenas para o continente europeu, mas deve surtir efeitos em outros mercados, incluindo o Brasil.
No início de 2023, a Nissan aumentou suas metas para a transição energética, visando recuperar seu atraso no foco dos veículos elétricos e, assim, conseguir entrar em conflito com montadoras voltadas para os elétricos.
“Não há como voltar agora. A Nissan fará a mudança para totalmente elétrica até 2030 na Europa. Acreditamos ser a coisa certa a fazer pelo nosso negócio, pelos nossos clientes e pelo planeta”, afirma Makoto Uchida, CEO da Nissan, em comunicado.
Cabe ressaltar que o novo objetivo de se tornar totalmente elétrica na Europa até 2030 coloca a Nissan em linha com sua parceira Renault, que planeja tornar a marca totalmente elétrica dentro do mesmo período.
Lançamentos da Nissan no Brasil
No mercado nacional, a montadora japonesa conta com o Leaf, e está preparando o lançamento do Nissan Ariya, um SUV 100% elétrico, que compartilha a plataforma de fabricação com o Renault Megane E-Tech.
Além desses dois modelos, ainda não foram divulgados outros veículos elétricos da marca para o Brasil. Entretanto, segundo o comunicado divulgado pela Nissan no início do ano, a marca tem como meta lançar mais 19 modelos elétricos até 2030 e, possivelmente, alguns destes modelos devem desembarcar no Brasil.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.