![Nissan Ariya, SUV elétrico que será lançado no Brasil em breve](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Nissan-Ariya-1-jpg.webp)
Seguindo o plano para a eletromobilidade, a Nissan deve vender apenas VEs a partir de 2030. Foto: Divulgação/Nissan
Com o mercado de veículos elétricos em ampla expansão, a Nissan anunciou, em um comunicado oficial, que não lançará mais veículos a combustão. Essa decisão vai de encontro com o plano de ação da marca, que pretende vender apenas modelos elétricos a partir de 2030. O plano foi traçado apenas para o continente europeu, mas deve surtir efeitos em outros mercados, incluindo o Brasil.
No início de 2023, a Nissan aumentou suas metas para a transição energética, visando recuperar seu atraso no foco dos veículos elétricos e, assim, conseguir entrar em conflito com montadoras voltadas para os elétricos.
“Não há como voltar agora. A Nissan fará a mudança para totalmente elétrica até 2030 na Europa. Acreditamos ser a coisa certa a fazer pelo nosso negócio, pelos nossos clientes e pelo planeta”, afirma Makoto Uchida, CEO da Nissan, em comunicado.
Cabe ressaltar que o novo objetivo de se tornar totalmente elétrica na Europa até 2030 coloca a Nissan em linha com sua parceira Renault, que planeja tornar a marca totalmente elétrica dentro do mesmo período.
Lançamentos da Nissan no Brasil
No mercado nacional, a montadora japonesa conta com o Leaf, e está preparando o lançamento do Nissan Ariya, um SUV 100% elétrico, que compartilha a plataforma de fabricação com o Renault Megane E-Tech.
Além desses dois modelos, ainda não foram divulgados outros veículos elétricos da marca para o Brasil. Entretanto, segundo o comunicado divulgado pela Nissan no início do ano, a marca tem como meta lançar mais 19 modelos elétricos até 2030 e, possivelmente, alguns destes modelos devem desembarcar no Brasil.
![](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/04/WhatsApp-Image-2023-04-10-at-16.13.13.jpeg)
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.