O Ora 03 chega nas versões Skin e GT, além de uma edição limitada para o Brasil, a Skin Copacabana. Foto: Rubens Morelli/Canal VE
A GWM apresentou o seu primeiro carro 100% elétrico no Brasil, em duas versões: o ORA 03 Skin, e o Ora 03 GT. Os carros já podem ser encomendados no Mercado Livre, mediante depósito de R$ 9 mil, por meio do Mercado Pago, nas lojas GWM montadas em diversos shopping centers do Brasil ou nas concessionárias da marca. Os valores partem de R$ 150 mil.
Além dos dois modelos padrão da marca, o Ora 03 Skin e o Ora 03 GT, a GWM apresentou ainda o Skin Copacabana, uma edição limitada, exclusiva para o mercado brasileiro, com 200 unidades. O modelo, customizado com teto branco, custa o mesmo valor da versão padrão do Ora 03, R$ 150 mil, mas também pode ser adquirido com o teto panorâmico, por R$ 160 mil. Já para a versão GT, o valor é de R$ 184 mil.
O Ora 03 deve começar a ser entregue para os compradores entre novembro e dezembro de 2023.
Detalhes e diferenças
Todos os modelos do Ora 03 são equipados com o mesmo motor elétrico, com 171 cv de potência e um torque de 250 Nm (25,5 kgfm), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.
O diferencial entre a versão Skin e a versão GT fica por conta da bateria. Na versão padrão, o carro é equipado com uma bateria de 48 kWh de capacidade, garantindo uma autonomia de 310 quilômetros no ciclo WLTP, enquanto a versão GT é equipada com uma bateria de 63 kWh de capacidade, para uma autonomia anunciada de 400 km.
O veículo ainda passa por homologação do Inmetro para a autonomia no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).
Versão exclusiva para o Brasil
Limitado a apenas 200 unidades, o Ora 03 Skin Copacabana é um modelo feito exclusivamente para o mercado nacional. O veículo sairá de fábrica na cor azul Copacabana, com detalhe para o teto que será branco.
Essa opção segue a potência e a bateria equivalente ao Ora 03 Skin, sendo a versão sem o teto panorâmico saindo por R$ 150 mil, e a versão com o opcional com o teto está sendo vendida por R$ 160 mil. Os clientes que já realizaram a reserva pelo Mercado Livre terão prioridade na aquisição da edição limitada.
Segurança e conforto
O modelo conta com Sistema Avançado de Assistência ao Condutor nível 2+ (ADAS – Advanced Driver Assistance System) – que promove uma condução semi autônoma e extremamente segura -, composto por um radar frontal de curto, médio e longo alcances e cinco câmeras (para-brisas, para-choque dianteiro, para-choque traseiro e uma em cada retrovisor).
A versão GT, conta com o adicional de 12 sensores e o Assistente de Estacionamento Automático (Full Parking Assist). O modelo esportivo traz ainda o Smart-Start, não havendo necessidade de apertar o botão “start” para ligar o carro, além de alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado dianteiro.
No quesito conectividade, o Ora possui, um painel de instrumentos e multimídia com processador Qualcomm Snapdragon, com duas telas integradas de 10,25 polegadas cada, Full HD, com textos em português.
Com itens personalizados para o Ora 03 GT, o carro conta com carregador por indução com tecnologia fast charge e potência máxima de 15 W, compatível com telefones certificados no padrão Qi. Os bancos dispõem de massageador, ventilação, ajuste elétrico, com memória para o motorista e recurso Easy-Entry/Easy Exit, no qual os assentos se afastam automaticamente ao abrir a porta, para oferecer espaço extra no acesso e ao sair do veículo.
De olho na concorrência
Na apresentação para a imprensa especializada, realizada em São Paulo, em 24 de agosto de 2023, o chefe de operações comerciais da GWM, Oswaldo Ramos, disse que o Ora 03 não deve concorrer com outros modelos elétricos similares, mas sim com carros a combustão na faixa de R$ 150 mil e R$ 200 mil.
“No Brasil, 41% dos moradores de grandes cidades possuem dois carros na garagem. As pessoas já estão tendo experiências com a eletrificação e o Ora 03 está sendo posicionado para ser o segundo carro da família. A chamada Geração Z tem a decisão de compra baseada em experiências transformadoras, e nada mais transformador que dirigir um carro elétrico como o Ora”, falou Ramos.
*Colaborou Guilherme Tristão
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.