O projeto da joint venture prevê a instalação de ao menos 30 mil pontos de recarga rápida. Foto: Divulgação/Freepik
Sete empresas do ramo automobilístico se uniram para desenvolver e acelerar a infraestrutura de recarga nos Estados Unidos. BMW Group, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz Group e Stellantis NV devem instalar pelo menos 30 mil pontos de recarga rápida em locais urbanos e em rodovias.
A união das montadoras mostra como a iniciativa privada pode fortalecer a infraestrutura de recarga em uma região, e acelerar a transição energética da mobilidade. No Brasil, a infraestrutura de recarga ainda é um desafio a ser superado para o avanço da eletromobilidade, e exemplos assim podem ser replicados.
Nos Estados Unidos, o grupo pretende desenvolver eletropostos para criar uma experiência para o usuário de carros elétricos. O projeto da joint venture é que se ofereça confiabilidade, capacidade de recarga de alta potência, integração digital, locais atraentes, várias comodidades durante o carregamento e uso de energia renovável.
“Pretendemos superar as expectativas dos clientes, criando mais oportunidades para uma experiência de carregamento perfeita, dado o crescimento significativo esperado no mercado”, explica Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
De acordo com comunicado à imprensa, os pontos de recarga serão compatíveis com todos os veículos elétricos comercializados na América do Norte, com plugues do tipo CCS 1, CCS 2 e NACS, o padrão norte-americano.
Em uma primeira etapa, os carregadores rápidos serão instalados nos Estados Unidos entre junho e agosto de 2024. O Canadá poderá receber pontos de recarga em uma segunda etapa do projeto, ainda sem data definida.
Estrutura necessária
Essa grande oferta de pontos de recarga vai de encontro com estudos realizados pelo DOE (Departamento de Energia dos EUA) e com as perspectivas para os carros elétricos apresentadas pelo NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável).
Em julho de 2023, de acordo com o DOE, o país tinha 32 mil carregadores rápidos DC disponíveis publicamente, para o uso de 2,3 milhões de veículos elétricos, o que significa uma proporção de 72 veículos por carregador.
Em contrapartida, o NREL demonstra que serão necessários 182 mil carregadores rápidos para atender a estimativa de carros elétricos para 2030. De acordo com o mesmo estudo, estima-se que haverá de 30 milhões a 42 milhões de veículos plug-in nos Estados Unidos, em 2030.
A expectativa é que os veículos elétricos excedam os 50% de vendas totais do mercado americano, até 2030. Com essa expectativa, a expansão da infraestrutura de carregamento confiável se tornará ainda mais crítica para a adoção generalizada de veículos elétricos.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.