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8 de dezembro de 2024

Empresas se unem por estrutura de recarga nos Estados Unidos

Rede de recarga em estacionamento

O projeto da joint venture prevê a instalação de ao menos 30 mil pontos de recarga rápida. Foto: Divulgação/Freepik

Sete empresas do ramo automobilístico se uniram para desenvolver e acelerar a infraestrutura de recarga nos Estados Unidos. BMW Group, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz Group e Stellantis NV devem instalar pelo menos 30 mil pontos de recarga rápida em locais urbanos e em rodovias.

A união das montadoras mostra como a iniciativa privada pode fortalecer a infraestrutura de recarga em uma região, e acelerar a transição energética da mobilidade. No Brasil, a infraestrutura de recarga ainda é um desafio a ser superado para o avanço da eletromobilidade, e exemplos assim podem ser replicados.  

Nos Estados Unidos, o grupo pretende desenvolver eletropostos para criar uma experiência para o usuário de carros elétricos. O projeto da joint venture é que se ofereça confiabilidade, capacidade de recarga de alta potência, integração digital, locais atraentes, várias comodidades durante o carregamento e uso de energia renovável.

“Pretendemos superar as expectativas dos clientes, criando mais oportunidades para uma experiência de carregamento perfeita, dado o crescimento significativo esperado no mercado”, explica Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

De acordo com comunicado à imprensa, os pontos de recarga serão compatíveis com todos os veículos elétricos comercializados na América do Norte, com plugues do tipo CCS 1, CCS 2 e NACS, o padrão norte-americano. 

Em uma primeira etapa, os carregadores rápidos serão instalados nos Estados Unidos entre junho e agosto de 2024. O Canadá poderá receber pontos de recarga em uma segunda etapa do projeto, ainda sem data definida.

Diversos pontos de recarga em um estacionamento aberto
A previsão para as primeiras instalações começarem a funcionar é entre junho e agosto de 2024. Foto: Divulgação/Freepik

Estrutura necessária

Essa grande oferta de pontos de recarga vai de encontro com estudos realizados pelo DOE (Departamento de Energia dos EUA) e com as perspectivas para os carros elétricos apresentadas pelo NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável). 

Em julho de 2023, de acordo com o DOE, o país tinha 32 mil carregadores rápidos DC disponíveis publicamente, para o uso de 2,3 milhões de veículos elétricos, o que significa uma proporção de 72 veículos por carregador.

Em contrapartida, o NREL demonstra que serão necessários 182 mil carregadores rápidos para atender a estimativa de carros elétricos para 2030. De acordo com o mesmo estudo, estima-se que haverá de 30 milhões a 42 milhões de veículos plug-in nos Estados Unidos, em 2030.

A expectativa é que os veículos elétricos excedam os 50% de vendas totais do mercado americano, até 2030. Com essa expectativa, a expansão da infraestrutura de carregamento confiável se tornará ainda mais crítica para a adoção generalizada de veículos elétricos.

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