O BYD Seal é o primeiro carro da marca com a tecnologia CTB. Foto: Divulgação/BYD
A BYD apresentou, pela primeira vez no Brasil, o Seal, novo carro 100% elétrico que deve chegar ao país ainda em 2023 com a nova estrutura para a bateria Cell-To-Body. Essa nova tecnologia permite que a bateria Blade atue como piso da carroceria, formando uma estrutura única, em camadas sobrepostas, entre a própria bateria e o piso.
O coupê esportivo foi apresentado para a imprensa e convidados em uma espécie de “pré-lançamento”, dentro do Festival Interlagos, realizado em São Paulo, de 20 a 23 de julho de 2023, e acabou pegando algumas pessoas de surpresa.
O veículo foi disponibilizado para testes no autódromo para um grupo seleto de pessoas. O lançamento oficial será feito nas próximas semanas, com previsão de chegar ao Brasil ainda no ano de 2023.
O Seal possui 531 cv de potência, com um tamanho compatível ao de um sedã médio, sendo 4,8 metros de comprimento e 2,92 de entre-eixos. No entanto, as informações sobre a autonomia, que passa por homologação no Inmetro, ainda não foram divulgadas.
Com relação ao preço, segundo a marca, estará entre o Yuan Plus (R$ 270 mil) e o Han (R$ 540 mil).
Tecnologia de ponta para a bateria
A tecnologia CTB (Cell-To-Body), por meio de suas camadas de proteção, garante que a bateria fique integrada à carroceria, participando da transmissão de força e absorção de energia do veículo. Essa estrutura proporciona ainda uma vida útil mais longa e maior espaço interno ao veículo.
Outra grande vantagem dessa nova tecnologia é garantir uma vedação perfeita que permite ao veículo ficar mais baixo em relação ao solo e com excelente estabilidade, aumentando o seu desempenho esportivo e performance. Esse sistema pode assegurar uma rigidez e controle na condução, de modo a realizar manobras do tipo slalom (ziguezague) a mais de 80 km/h sem que as rodas percam o contato com o solo.
Com essa tecnologia, a bateria Blade garante uma maior eficiência também na recarga. O BYD Seal pode rodar até 300 km com apenas 15 minutos de carga, de acordo com as informações da montadora.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.