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7 de setembro de 2024

Caxias do Sul terá vaga rotativa com recarga para carros elétricos

Local para estacionar pintado de verde com ponto de recarga para veículos elétricos

A cidade gaúcha terá vaga para VEs em teste nessa primeira semana de julho. Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul

A cidade de Caxias do Sul (RS) iniciou testes de vaga de estacionamento rotativo (Zona Azul) exclusiva para veículos elétricos, com direito a ponto de recarga para o usuário. O custo do estacionamento é R$ 4,40 por hora.

Se não houver nenhum problema durante o período de testes, iniciados em 3 de julho de 2023, a vaga em via pública deve entrar em pleno funcionamento a partir do dia 10 de julho de 2023

Durante essa etapa, a recarga estará disponível apenas no horário do parquímetro: de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h.

A vaga é exclusiva para utilização de veículos elétricos em abastecimento. Em caso de descumprimento, o condutor poderá ser autuado por estacionamento incorreto, segundo o Código Brasileiro de Trânsito.

O ponto de parada está localizado no centro da cidade, na Rua Marquês do Herval, entre a Rua Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos.

Ponto de recarga em vaga pública exclusiva para veículos elétricos
O valor da recarga será equivalente ao da Zona Azul e contará com equipamento Wemob Parking, da WEG. Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul

Recarga em via pública

Com relação à recarga, o valor será equivalente ao pago pela Zona Azul, que é de R$ 4,40 por hora. Ao acionar o equipamento de recarga, o cliente terá acesso a um QR Code que deve ser lido pelo aplicativo de estacionamento rotativo, o Rek Parking, e indicar a quantidade de horas que ele permanecerá no local. Após o período solicitado, o equipamento desliga automaticamente.

“Ao pagar pelo estacionamento, já estará pago o abastecimento pelo mesmo tempo. Se o período de permanência for renovado pelo aplicativo e o veículo ainda estiver conectado ao cabo de energia, ele volta a ser carregado. Até expirar o tempo ou atingir o abastecimento completo do sistema elétrico”, explica o gerente de Cadastro e Estacionamento Rotativo da Secretaria Municipal de Trânsito, Rodrigo Tolves.

A prefeitura não informa qual a potência do equipamento utilizado, mas trata-se do Wemob Parking, da WEG. No site da fabricante, o modelo é indicado como “estação desenvolvida especialmente para uso compartilhado em estacionamentos públicos e privados”, com a potência nominal de 22 kW de potência.

Paquímetro da cidade de Caxias do Sul para cobrança de Zona Azul
O mesmo pagamento feito no paquímetro valerá para a recarga. Foto: Divulgação/Rodrigo Rossi

Segunda vaga já em análise

De acordo com os testes que serão realizados nesta primeira vaga, analisando a procura, necessidade e forma de utilização, um segundo ponto já é estudado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

“Serão avaliadas questões como necessidades, forma de utilização, procura. O equipamento tem característica de recarga emergencial. A ideia, em princípio, não é que sirva para deixar a bateria plena. Ainda assim, o totem está munido de um impulsionador, que funciona como se fosse uma carga de choque. Mais rápido do que um carregador convencional”, explica Tolves.

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