Canal VE

14 de junho de 2024

Santo André vai testar ônibus elétrico no transporte municipal

ônibus elétrico Eletra tem a cor predominantemente verde

Ônibus elétrico da Eletra passará por testes para integrar o transporte municipal de Santo André. Foto? Divulgação/Eletra.

A prefeitura de Santo André (SP) apresentou, nesta segunda-feira (3 de julho de 2023), o novo ônibus 100% elétrico da Eletra Bus que passará a circular no município. 

É um veículo de 12,1 m com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio e-Millennium e baterias e motores elétricos WEG, todas empresas brasileiras, além de contar com o chassi Mercedes-Benz fabricado em São Bernardo do Campo (SP).

Leia mais: Lula promete apoio à produção de ônibus elétricos no Brasil

O prefeito Paulo Serra pôde conhecer de perto a tecnologia do ônibus elétrico na sede da Viação Guaianazes, uma das empresas responsáveis pela operação do transporte coletivo municipal na cidade do ABC Paulista.

Prefeito de Santo André posa para foto ao lado da esposa e demais pessoas em frente ao ônibus elétrico
O prefeito de Santo André, Paulo Serra (ao centro), conheceu a tecnologia do ônibus elétrico. Foto: Divulgação/Eletra.

Ainda sem passageiros, o ônibus elétrico passará por testes nos próximos dias, que servirão para análise de desempenho e autonomia, incluindo estudos de capacidade e dimensionamento de baterias para as linhas do sistema. 

Leia mais: Brasil pode recuperar o atraso na mobilidade elétrica, diz presidente da Eletra

Além disso, os dados coletados nesta primeira fase também serão importantes para a distribuição de novos coletivos elétricos em mais linhas municipais de transporte. A previsão é que em 2024, a prefeitura possa disponibilizar recursos para a aquisição de mais ônibus elétricos para atender ao transporte de passageiros da cidade.

ônibus elétrico Eletra tem a cor predominantemente verde
No primeiro momento, testes com o ônibus elétrico em Santo André acontecerão sem passageiros. Foto: Divulgação/Eletra.

Eletra no Guarujá (SP)

Não é apenas a cidade de Santo André a testar um ônibus elétrico para o serviço de transporte municipal. A Eletra entregou, na última semana de junho de 2023, três novos ônibus elétricos para a prefeitura de Guarujá (SP)

Os veículos são do mesmo padrão do que foi entregue no ABC Paulista. Eles têm capacidade para transportar mais de 70 pessoas e autonomia de 250 km por recarga.

Ônibus elétrico da Eletra tem cor verde e está estacionado sobre chão formado por pedras
Eletra Bus também está presente no serviço de transporte municipal de Guarujá (SP). Foto: Divulgação/Eletra.

Ler o Anterior

Caxias do Sul terá vaga rotativa com recarga para carros elétricos

Ler o Próximo

BYD anuncia fábrica na Bahia com investimento de R$ 3 bilhões

2 Comments

  • a primeira iniciativa, tem que vim dos agovernantes, pois precisa mostra a população que precisa de mudançãs para combater o aquecimento global.

  • Excelente iniciativa de mobilidade sobre rodas c/ tração elétrica. Observar que o BRT de Salvador tb já testa ônibus elétrico.
    Valeu.

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular