Americanas S.A. terá 100 Renault Kangoo E-Tech Electric à frota. Foto: Divulgação/Renault.
Ainda tentando se recuperar dos prejuízos causados pelo escândalo financeiro revelado no início de 2023, a Americanas S.A. aposta na eletrificação da frota para as entregas do tipo “last mile”. A empresa vai incorporar 100 Renault Kangoo E-Tech Electric para as entregas dos centros de distribuição para o consumidor final.
Os novos veículos elétricos serão distribuídos em nove cidades brasileiras, espalhadas em sete estados, oferecendo mais conforto, segurança e praticidade para os motoristas entregadores, bem como contribuindo para as metas de descarbonização do serviço de comércio eletrônico.
O comercial leve possui autonomia de até 200 km e pode ser recarregado em estações de recarga com plug do tipo 2, até 7kW. Com amplo espaço interno, o Kangoo E-Tech Electric leva objetos de até 2,12 m de comprimento, 1,22 m de largura e possui um volume total de 4 m3 e tem capacidade para 650 kg de carga útil.
Com a entrega dos 100 novos utilitários, a companhia contará com mais de 500 modelos em sua frota ecoeficiente.
Estratégia de descarbonização
A incorporação dos 100 veículos elétricos faz parte da estratégia de descarbonização das operações da Americanas S.A., que tem o compromisso de neutralizar suas emissões de carbono e se tornar NetZero até 2025. De acordo com os cálculos da empresa, os 100 Kangoo E-Tech Electric deixarão de emitir 763 toneladas de CO2 por ano, se comparados aos veículos à combustão.
A empresa responsável pela terceirização da frota da Americanas é a Unidas.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.