Jac E-JS1 City Cargo tem compartimento de carga de 1.200 litros, ou 400 kg. Foto: Divulgação/Jac Motors.
A Jac Motors apresentou mais uma solução de eletrificação de frotas urbanas: o E-JS1 City Cargo. O modelo é uma configuração diferente para o E-JS1, que aproveita a estrutura de um dos carros mais eficientes do Brasil para transformá-lo em um micro-furgão, ideal para entregas e serviços em centros urbanos. O veículo é anunciado a R$ 159.900.
A maior diferença está na disposição da cabine, que agora passa a ter apenas dois assentos, na parte da frente. Já o banco traseiro abre espaço para um compartimento de carga com capacidade de 1.200 litros, ou 400 kg. Assim, o modelo atende empresas que precisam fazer deslocamentos curtos com cargas pequenas.
De acordo com a Jac Motors, a nova furgoneta nasce como uma solução oportuna para empresas que queiram realizar ações efetivas das práticas ESG. Nesse nicho se encaixam empresas de entrega ou delivery de última milha, laboratórios, frotas de manutenção de setores de telecomunicações e energia elétrica, ou mesmo revendedoras de peças, entre outras aplicações.
Características técnicas
Com 302 km de autonomia (norma NEDC), o JAC E-JS1 City Cargo possui baterias de fosfato de ferro-lítio, que oferecem capacidade máxima de 30,2 kWh. Provido de sistema de regeneração de carga, o modelo urbano é extremamente econômico: 10 kWh a cada 100 km.
De acordo com a fabricante, o Jac E-JS1 City Cargo é imediatamente vantajoso no custo por km rodado para rotas diárias a partir de 120 km, na comparação com o gasto com combustíveis fósseis.
O motor 100% elétrico tem potência máxima de 45 kW (62 cv) e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. A velocidade máxima nesta configuração é de 105 km/h.
A família E-JS1 agora é composta por três versões: JAC E-JS1, modelo 100% elétrico, JAC E-JS1 EXT, que é a versão aventureira, e JAC E-JS1 City Cargo.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.