Nova capacidade de produção passará de 10 mil para quase 20 mil por mês. Foto: Divulgação/Xiaomi
A Xiaomi, multinacional chinesa especializada em tecnologia, planeja lançar, até 2026, três novos modelos de carros elétricos, seguindo os passos que iniciou em 2024, quando entrou no mercado de veículos elétricos, com o lançamento do SU7.
Os modelos que devem chegar ao mercado são o SU7 Ultra, uma variante do primeiro modelo, focada em pistas, e os dois SUVs, o MX11, planejado para 2025, e o N3, um SUV de seis lugares, seguirá em 2026 como um EREV, ou seja, com um motor de combustão adicional como extensor de alcance.
Ainda não se possui muitas informações sobre os novos modelos SUV, apenas os vazamentos que ocorreram pela Bosch, que menciona apenas quais componentes do fornecedor alemão serão usados nos veículos.
SU7 Ultra
Como uma variante esportiva e mais moderna de seu modelo atual, o SU7 Ultra terá três motores. Dois são designados como unidades ‘Super Motor V8s‘ e um ‘Super Motor V6‘. Ele faz alusão ao desempenho em comparação com motores de combustão com o número correspondente de cilindros. O ‘Super Motor V8‘ chega a 425 kW e o ‘Super Motor V6‘ a 288 kW. Os três motores dão ao SU7 Ultra uma saída total de incríveis 1.138 kW, vetorização de torque e tração nas quatro rodas.
A concorrente da Tesla
Desde seu anúncio de entrada no mercado de veículos elétricos, a Xiaomi sempre deixou uma coisa clara: bater de frente com a Tesla, em busca das maiores e mais seguras tecnologias que um carro elétrico pode proporcionar para seu consumidor, além de forçar a concorrente norte-americana a abaixar seus preços, já que os três modelos do SU7 já lançados variam entre 215.900 e 299 mil yuans (aproximadamente R$ 153 mil e R$ 216 mil), e atualmente o carro mais em conta da Tesla, o Model 3, sai por 245.900 yuans (cerca de R$ 170 mil.
No entanto, não há previsão de chegada do SU7 ao Brasil. Por enquanto, apenas o mercado chinês receberá a novidade, que deve chegar apenas no início de 2025, uma espera que resultou no cancelamento de 55% dos pedidos realizados na pré-venda.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.