Canal VE

9 de outubro de 2024

Primeiro teste de carro voador no Brasil é realizado com sucesso

Imagem mostra eVTOL (veículo aéreo de decolagem e aterrissagem vertical) voando sobre área verde

Gohobby faz primeiro voo experimental com eVTOL da EHang no Brasil. Foto: Divulgação/Gohobby.

O primeiro voo teste do chamado “carro voador”, da EHang, foi realizado com sucesso no município de Quadra (SP), a 80 km de São Paulo, em 20 de setembro de 2024. Embora tenha o apelido de carro voador, o eVTOL é uma aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical, que se assemelha a um grande drone, e pode ser usado para o transporte de pessoas.

A Gohobby, grande player no mercado brasileiro de drones, foi a responsável por obter o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para realizar o evento, que reuniu autoridades e representantes da aviação brasileira. Assim, o eVTOL EH216-S, da fabricante chinesa EHang, foi controlado do solo, sem nenhum passageiro no primeiro teste.

O veículo elétrico de decolagem e aterrisagem vertical testado tem capacidade para levar duas pessoas, e pode ser utilizado em breve como uma alternativa para o transporte de passageiros em grandes centros urbanos.

“Desde o final do ano passado, quando trouxemos o eVTOL EH216-S, sonhamos com o momento em que finalmente veríamos a aeronave decolar no Brasil. Esse dia chegou, e estou feliz por fazer parte deste momento histórico para o nosso país e para o futuro da mobilidade aérea urbana”, diz Adriano Buzaid, CEO da Gohobby.

Imagem mostra eVTOL no céu
Carro voador tem 12 baterias independentes e 16 motores. Foto: Divulgação/Gohobby.

Características do modelo

O carro voador pode transportar até duas pessoas e uma bagagem de mão, com carga útil de até 220 kg. O modelo, que opera com 12 baterias independentes e 16 motores, tem um alcance, com carga máxima, de até 30 km. O EHang 216-S tem uma velocidade máxima de 130km/h.

A apresentação da aeronave teve dois voos curtos, com o objetivo de provar a operacionalidade do veículo. O primeiro voo teve duração de seis minutos, com distância percorrida de 1.700 m nas proximidades do Clube de Voo Aeroquadra, local do teste. O segundo voo teve a duração de 3min20”, com distância percorrida de 700 m.

Imagem mostra o momento da decolagem do eVTOL
Primeiro voo do eVTOL não teve passageiros. Foto: Divulgação/Gohobby.

Assim, Adriano Buzaid tornou-se o primeiro brasileiro a pilotar um eVTOL no Brasil, e Jeovan Alencar foi o primeiro comandante brasileiro a operar esse tipo de aeronave remotamente, destacando os avanços tecnológicos e a evolução do setor no país.

Desde dezembro de 2023, a Gohobby vem apresentando o carro voador ao público brasileiro, com o objetivo de aproximar essa nova tecnologia de ponta da sociedade. O sistema de aeronave não tripulada eVTOL EH216-S da EHang, é o primeiro de seu tipo no mundo e promete revolucionar as viagens aéreas urbanas globalmente. Além disso, pode ser uma solução para o agronegócio, entre outras aplicações.

eVTOL levanta voo em aeródromo
Voo experimental aconteceu em Quadra (SP), a cerca de 80 km da capital paulista. Foto: Divulgação/Gohobby.

Ler o Anterior

Hyundai inicia a pré-venda do Ioniq 5 no Brasil por R$ 394.990

Ler o Próximo

Xiaomi planeja lançar três novos modelos de veículos elétricos

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular