Carro elétrico recebe recarga em eletroposto instalado na Rodovia Fernão Dias. Foto: Divulgação/Volvo.
Em mais um passo para a eletrificação das rotas brasileiras, a Volvo anunciou um novo investimento, de R$ 50 milhões, para expandir e fortalecer a rede de infraestrutura de recarga no Brasil, em mais 73 cidades. Com o novo pacote, a empresa totaliza mais de R$ 70 milhões em investimentos para a instalação de 101 eletropostos, em todas as regiões do país.
O objetivo da marca, de acordo com ela mesma, é oferecer aos proprietários de veículos elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) do Brasil, independentemente do modelo ou da montadora, mais segurança e confiabilidade no dia a dia e em trajetos mais longos, como viagens.
“Com este investimento, a Volvo reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a redução das emissões de carbono e a construção de um futuro mais limpo e seguro para todos os brasileiros”, afirma Marcelo Godoy, diretor de finanças da Volvo Car América Latina e operação de infraestrutura de carregamento no Brasil.
Evolução da estratégia
O anúncio atual faz parte de um projeto de eletrificação das estradas, iniciado em 2021, e que contava, até então, com duas fases de implantação. Desde então, 10 eletropostos foram instalados, em Perdões (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), Imbaú (PR), Barra Mansa (RJ), Itajaí (SC), Avaré (SP), Botucatu (SP) Cajati (SP), Porto Ferreira (SP) e São Sebastião (SP). Outros 18 pontos estão em fase de instalação. Recentemente, a empresa inaugurou um hub de recarga em São Paulo (SP), com capacidade para recarregar 80 veículos simultaneamente.
“Desde o início de sua jornada na eletrificação de estradas brasileiras, a Volvo tem mantido seu compromisso de proporcionar mais segurança e tranquilidade aos proprietários de veículos elétricos. No entanto, após uma análise criteriosa, a empresa percebeu que a divisão do projeto em fases estava complicando mais do que ajudando. O processo de seleção de parceiros para receberem os eletropostos Volvo foi aprimorado significativamente e hoje anunciamos todos os futuros locais para termos uma visão mais clara da amplitude deste investimento”, comenta Godoy.
Parcerias de peso
Para dar mais robustez ao projeto, a Volvo conta com parcerias de peso como WEG, Enel X, Vibra e agora o Carrefour Property, que deve acelerar a instalação de mais de 30 eletropostos em galerias do Grupo Carrefour Brasil e Sam’s Club.
“Estamos passando por uma fase na qual direcionamos todo o nosso foco para a experiência do consumidor em nossas galerias. Essa parceria chega num momento de perfeita sinergia com esse propósito, além de alinhada com nossas políticas de incentivo à sustentabilidade e cuidado com o planeta em que vivemos e o ar que respiramos”, declara Fernanda Rodrigues, diretora do Carrefour Property Brasil.
Confira as cidades que vão receber os eletropostos
Região Centro-Oeste:
Anápolis (GO), Campo Alegre de Goiás (GO), Chapada dos Veadeiros (GO)
Cidade de Goias (GO), Itumbiara (GO), Posse (GO), Rio Verde (GO).
Bonito (MS), Dourados (MS), Nova Casa Verde (MS).
Cáceres (MT), Nova Mutum (MT), Primavera do Leste (MT), Rondonópolis (MT), Sinop (MT), Sorriso (MT).
Região Nordeste:
São Miguel dos Campos (AL).
Alagoinhas (BA), Camacã (BA), Canudos (BA), Capim Grosso (BA), Chapada Diamantina (BA), Euclides da Cunha (BA), Eunápolis (BA), Feira de Santana (BA), Ibotirama (BA), Itaberaba (BA), Mata de São João (BA), Seabra (BA), Valença (BA).
Jijoca de Jericoacoara (CE), Quixadá (CE), Sobral (CE).
Barreirinhas (MA).
Campina Grande (PB), Sousa (PB).
Arcoverde (PE), Caruaru/Tacaimbó (PE), Garanhuns (PE), Salgueiro (PE).
Piracuruca (PI).
Açu (RN), Pipa/Canguaretama (RN).
Canindé de São Francisco (SE), Cristinápolis (SE).
Região Norte:
Presidente Figueiredo (AM).
São Miguel do Guamá (PA).
Rorainópolis (RR).
Região Sudeste:
São Mateus (ES).
Campos Altos (MG), Capitólio (MG), Curvelo (MG), João Monlevade (MG), Juiz de Fora (MG), Matipó (MG), Paracatu (MG), Tiradentes (MG), Três Marias (MG), Uberlândia (MG).
Angra dos Reis (RJ), Cabo Frio (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Nova Friburgo (RJ), Paraty (RJ), Petrópolis (RJ), Rio Bonito (RJ), Teresópolis (RJ).
Castilho (SP), Marília (SP), Ourinhos (SP), Penápolis (SP), Presidente Prudente/Regente Feijó (SP), Riviera de São Lourenço (SP), Santa Barbara do Oeste (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos/Guararema (SP), Taubaté (SP), Ubatuba (SP).
Região Sul:
Corbélia (PR), Maringá (PR).
Balneário Camboriú (SC), Lages (SC), São José (SC), Urubici (SC).
Passo Fundo (RS), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), São Gabriel (RS), Torres (RS).
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
One Comment
Parabéns pela notícia. Será que tem uma previsão de instalação em Alagoinhas Bahia?