
O anuário reunirá dados estratégicos dos eletropostos em todo o país. Foto: Rubens Morelli/Canal VE
A Voltbras, empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções de gestão de eletropostos e recarga de veículos elétricos, está coletando dados em conjunto com CPOs (operadores de estações de recarga) que utilizam o software da empresa para criar um anuário a respeito do mercado da mobilidade elétrica no Brasil, do ponto de vista de quem atua diretamente na infraestrutura de recarga. O objetivo é traçar um panorama real sobre o mercado de eletropostos do país.
De acordo com a empresa, o Anuário de Mercado de CPOs 2025 reunirá dados estratégicos dos eletropostos em todo o país, como desempenho, rentabilidade, taxa de uso, possíveis falhas e satisfação dos clientes, entre outros itens, oferecendo uma visão completa sobre as melhores práticas e oportunidades de melhorias para os decisores do setor.
O anuário não será aberto ao mercado, mas será disponibilizado gratuitamente ao CPO que colaborar compartilhando informações da própria estação, de forma anônima, respeitando o sigilo das operações. O
formulário está disponível aqui.
Comparação real entre eletropostos
Segundo a Voltbras, o relatório, exclusivo para operadores cadastrados na plataforma, servirá como referência para comparar resultados, identificar bons exemplos para atrair e reter clientes e facilitar a tomada de decisões estratégicas com segurança para o crescimento das estações.
“A ideia é que todos os operadores que preencherem o formulário possam recebem um benchmark exclusivo com boas práticas, resultados e dados gerais sobre as estações de recarga no Brasil”, afirma Ana Luíza Berti, diretora comercial da Voltbras.
“Queremos solucionar um gap muito antigo neste mercado, que é ter dados para embasar nossas decisões e movimentos, já que os operadores de redes de recarga estão transformando a mobilidade do Brasil todos os dias”, completa.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.