Canal VE

VEs aceleram procura por marcas recém-chegadas ao Brasil

Vaga de recarga para carro elétrico

Levantamento da Webmotors revela boa aceitação do público brasileiro com a tecnologia eletrificada. Foto: Divulgação / FreePik

Um levantamento da Webmotors mostrou um aumento na procura dos brasileiros por veículos de marcas recém-chegadas ao país, voltadas para o mercado eletrificado. Segundo os dados, as buscas por modelos de fabricantes que estrearam no mercado brasileiro nos últimos cinco anos quase dobraram em 2025, atingindo um patamar 90% superior em relação a 2024, considerando modelos novos e usados. 

Os números consideram marcas que iniciaram vendas no Brasil nos últimos anos. São elas: BYD, GWM, GAC, Omoda & Jaecoo, Zeekr, Geely, MG Motor e Leapmotor, evidenciando uma boa aceitação do público com tecnologias automotivas advindas da China, país referência em eletromobilidade

 

Cresce a procura por modelos usados

As estatísticas ainda apontam um destaque na procura por modelos usados, com alta de 109% na comparação com 2024. Neste cenário, a BYD desponta como a marca que mais recebeu interesse na comparação com as demais, respondendo por 63,7% do total de visitas no período. Na sequência, estão GWM (31,6%), Zeekr (2,6%), Geely (0,7%), Omoda & Jaecoo (0,5%), MG Motor (0,4%) e GAC (0,4%). 

 

Alta no segmento de 0 km

O segmento de veículos 0 km também teve alta no período, com crescimento de 64% nas buscas e visitas em 2025 contra o ano anterior. Ainda de acordo com a Webmotors, a BYD segue líder no segmento, com 61% do total de buscas e visitas, seguida por GWM (21%), GAC (6%), Omoda & Jaecoo (5%), Zeekr (4%), Geely (2%), MG Motor (1%) e Leapmotor (0,2%).

 

Produção nacional

Além da ampliação na procura pelos carros, outro fator que influencia positivamente as montadoras recém-chegadas ao Brasil são os planos de produção nacional de VEs. A BYD e a GWM já operam fábricas em Camaçari (BA) e Iracemápolis (SP), respectivamente. A Leapmotor já anunciou para 2026 a produção de modelos eletrificados na planta industrial da Stellantis em Goiana (PE). Além disso, a Geely também já anunciou a produção de veículos no Brasil para 2026, através de uma parceria com a Renault, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Ler o Anterior

Aviação elétrica da BETA ultrapassa 100 mil milhas voadas

Mais Popular