Canal VE

Tecnologias automotivas chinesas impulsionam mercados de VEs

Carro elétrico na estação de recarga

Eletromobilidade cresce em níveis globais. Foto: Divulgação/Freepik

A América Latina — liderada por México, Brasil, Chile e Colômbia — registrou um aumento de mais de 40% nas vendas de veículos elétricos em 2024, segundo dados da Associação Latino-Americana de Mobilidade Sustentável (Alamos). Com a China como principal polo da mobilidade elétrica, a ampliação das exportações de tecnologia automotiva produzida no país asiático para outras regiões ocorre com mais frequência, o que amplia os horizontes das montadoras chinesas em nível global.

No Brasil, o setor automotivo vive um avanço significativo. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em outubro de 2025, os veículos híbridos e elétricos representaram 11,2% dos emplacamentos de automóveis leves no país. Esses dados corroboram a importância de fabricantes e fornecedores locais ampliarem suas parcerias em tecnologias avançadas de eletrificação, gerando oportunidades nas áreas de manufatura e serviços relacionados, levando sempre em conta a sustentabilidade oferecida por um veículo eletrificado.

“O intercâmbio tecnológico entre a China e a América Latina está marcando um novo capítulo para a indústria automotiva regional. Mais do que comércio, trata-se de uma cooperação baseada em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento conjunto, que impulsiona a região rumo a uma mobilidade mais inteligente e responsável”, destaca Fiona Chew, General Manager da Messe Frankfurt Ltd.

“A indústria automotiva chinesa está consolidando seu papel como um ator-chave na América Latina. Sua capacidade de se adaptar às necessidades do mercado regional, aliada ao seu foco em novas energias e digitalização, a posiciona como um aliado estratégico para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento sustentável do ecossistema automotivo latino-americano”, finalizou.

Carro elétrico carregando
País asiático é o principal polo da mobilidade elétrica. Foto: Divulgação/Freepik

Presença chinesa no mercado de VEs no Brasil

A BYD lidera o ranking de vendas de carros elétricos no Brasil, sendo o Dolphin Mini o exemplar mais vendido. A Geely também promete uma disputa forte no território nacional, com o EX5 e o recém-lançado EX2. Há também outras marcas consolidadas, como a GWM, que atualizou recentemente o Haval H6, a pedido dos consumidores brasileiros. 

Para os próximos anos, GAC, Omoda & Jaecoo, Leapmotor e diversas outras marcas já anunciaram planos de expansão no país, com modelos a serem lançados e até produção de veículos em fábricas espalhadas pelas regiões do Brasil.

Com o avanço da mobilidade elétrica em nível mundial, as tecnologias chinesas se tornam cada vez mais presentes na indústria automotiva.

Ler o Anterior

Go Electric expande operações com recargas em supermercados

Mais Popular