Nova bateria denominada Dragon Armor, da Svolt, foi apresentada na China. Foto: Divulgação/Svolt.
A Svolt, subsidiária da Great Wall Motors na China, apresentou sua nova tecnologia para baterias de carros elétricos, que promete alta densidade de energia e alcance de até 1.000 km com única carga. A expectativa é que o novo produto chegue ao mercado já em 2023.
Batizada de Dragon Armor, a nova bateria apresenta uma evolução em termos de desempenho e segurança desde a fabricação, segundo a empresa.
A nova bateria, anunciada em 15 de dezembro de 2022, deve competir com a Qilin, da CATL, e com a Blade, da BYD, que também prometem longos alcances para os carros elétricos.
“As baterias Dragon Armor serão usadas em vários modelos no próximo ano, incluindo um SUV e um cupê que entrarão em produção em massa a partir de outubro”, disse Yang Hongxin, presidente e CEO da Svolt, sem revelar muitos detalhes.
Novas tecnologias
De acordo com a empresa, a Dragon Armor suporta três tipos de química: o LFP (cátodo de fosfato de ferro e lítio) promete um alcance de 800 quilômetros; o LMFP (cátodo de fosfato de ferro e lítio manganês) que fornece alcance de 900 quilômetros; e o NCM (cátodo de níquel, cobalto e manganês) para até 1.000 quilômetros.
No caso das células LFP, a autonomia de 800 km surpreende, já que esse tipo de produto tem uma densidade energética mais baixa do que baterias mais tradicionais, de íons de lítio.
Para conseguir esses resultados, a Svolt promoveu mudanças na aplicação da tecnologia para a fabricação das baterias, incluindo células de lâmina curta e um novo arranjo de elementos internos, gerando melhor controle de temperatura e fluxo de energia durante os ciclos de carregamento e descarga.
Além disso, a redução de cerca de 20% de componentes estruturais reduziu também o peso do conjunto de baterias, entre 10 kg e 20 kg. Outro fator é o design, que ajuda a lidar com a fuga térmica das células.
No caso das células NCM, que atingem uma alta densidade energética e volumétrica, a autonomia é estimada em mais de 1.000 km, segundo a fabricante, que também afirma que o produto permite o carregamento ultrarrápido.
Já a bateria de química LMFP dispensa o cobalto, e oferece alcance de 900 km. A solução ajuda a reduzir o custo total em 9,5% na comparação à NCM, e deve chegar ao mercado em 2024.
Baterias mais leves e seguras
Yang Hongxin revelou mais detalhes das novas baterias da Dragon Armor. Com relação à segurança, este modelo adota uma válvula de estouro de células na parte inferior da embalagem, o que evita o espalhamento para células adjacentes.
Além disso, a bateria incorpora um sistema de resfriamento de dupla face que aumenta a área de contato com a placa de resfriamento. Graças a isso, a transferência de calor é melhorada em 70%, o que também ajuda a explicar o melhor rendimento da bateria.
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Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.