Canal VE

19 de janeiro de 2025

Stellantis desenvolverá baterias de lítio-enxofre com Zeta Energy

Fachada Stellantis

Stelllantis e Zeta Energy fazem acordo para produção de baterias de lítio-enxofre. Foto: Divulgação/Stellantis

A Stellantis e a Zeta Energy anunciaram um acordo para o desenvolvimento e a fabricação de baterias de lítio-enxofre para veículos elétricos, com o objetivo de torná-las mais leves, mas com a mesma capacidade de energia utilizável, permitindo maior alcance, melhor dirigibilidade e desempenho.

Com o aprimoramento das novas baterias, será possível obter maior autonomia, melhorar o manuseio e proporcionar um desempenho superior. Além disso, essa tecnologia pode reduzir o tempo de carregamento rápido em até 50%. Espera-se ainda que as baterias de lítio-enxofre tenham um custo inferior à metade do valor por kWh das baterias de íons de lítio disponíveis atualmente.

“Nossa parceria com a Zeta Energy representa um avanço significativo em nossa eletrificação, à medida em que trabalhamos para fornecer veículos limpos, seguros e acessíveis”, disse Ned Curic, diretor de engenharia e tecnologia da Stellantis. “Tecnologias inovadoras de baterias, como lítio-enxofre, são fundamentais para apoiar o compromisso da Stellantis com a neutralidade de carbono até 2038, garantindo que nossos clientes desfrutem de alcance, desempenho e acessibilidade ideais”, afirmou.

“Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Stellantis neste projeto”, disse Tom Pilette, CEO da Zeta Energy. “A combinação da tecnologia de baterias de lítio-enxofre da Zeta Energy com a experiência incomparável da Stellantis em inovação, fabricação e distribuição global tem o potencial de transformar drasticamente o desempenho e o perfil de custo dos veículos elétricos, aumentando a resiliência da cadeia de suprimentos para baterias e EVs.”

 

Produção das baterias

As baterias serão fabricadas utilizando resíduos e metano, resultando em emissões de CO2 muito mais baixas do que qualquer tecnologia de bateria disponível atualmente. A Zeta Energy desenvolveu sua tecnologia para ser produzida nas mega fábricas existentes, aproveitando uma cadeia de suprimentos curta e totalmente local, seja na Europa ou na América do Norte.

A parceria envolve o desenvolvimento da pré-produção e o planejamento para a produção em grande escala. Quando concluído, o projeto permitirá que as baterias alimentem os veículos elétricos da Stellantis até 2030.

A tecnologia de baterias de lítio-enxofre oferece maior desempenho a um custo mais baixo, em comparação com as baterias de íons de lítio convencionais. O enxofre, abundante e de baixo custo, reduz os gastos de produção e os riscos na cadeia de suprimentos. As baterias de lítio-enxofre da Zeta Energy são feitas a partir de resíduos, metano e enxofre não refinado, um subproduto de várias indústrias, e não utilizam materiais como cobalto, grafite, manganês ou níquel.

 

Ler o Anterior

Evans, da Jaguar, sai do último lugar para vencer em São Paulo

Ler o Próximo

Volvo EX30 ganha 5 estrelas no teste de segurança Euro NCAP

Mais Popular