Thiago Moreno, Rodrigo Tobias, Rica Legname e Renato Vicentini são os fundadores da Spott. Foto: Divulgação/Spott.
Um dos eventos de eletromobilidade mais importantes da Europa, o London EV Show, terá participação brasileira entre os mais de 200 expositores. E em posição de destaque. A startup de tecnologia Spott, eleita uma das 10 startups do mundo que devem ser acompanhadas de perto na área de infraestrutura para veículos elétricos, segundo lista da StartUs Insights, foi convidada a expor suas tecnologias na feira, a ser realizada no final de novembro de 2023.
A tecnologia desenvolvida pela Spott simplifica o gerenciamento de diversos pontos de recarga de veículos elétricos no mesmo ambiente, priorizando a eficiência energética disponível e a redução de custos de até 65% nas instalações.
Isso é possível graças às soluções desenvolvidas pela startup brasileira: o CMS (Charge Management System) e o SmartSpott, que atendem empresas, redes, frotas e condomínios de maneira eficiente e adaptável. Isso porque a plataforma oferecida é compatível com qualquer carregador smart disponível no mercado, possibilitando um gerenciamento mais simples, eficaz e econômico.
“A tecnologia da Spott veio para simplificar o gerenciamento de diversos pontos de carregamento de veículos elétricos. Seu objetivo é claro: acelerar e expandir a estrutura de recarga na América Latina, por meio do desenvolvimento de tecnologias e produtos. Nós acreditamos que a tecnologia vem para transformar”, disse Rodrigo Tobias, co-fundador e head de inovação da Spott.
Como funciona
De acordo com Tobias, a tecnologia de gerenciamento desenvolvida pela Spott funciona como uma camada extra de segurança para o local. Isso permite que os carregadores utilizem apenas a energia disponível durante os carregamentos, evitando possíveis sobrecargas na infraestrutura.
Como exemplo, cita um condomínio residencial com duas torres e vagas para recarga na garagem. “A plataforma identifica que o horário de maior consumo energético da torre A, por exemplo, é entre 17h e 20h, com aumento do uso de elevadores e chuveiros, entre outros equipamentos eletrônicos de alto consumo energético. Nesse momento, a carga disponível para os carregadores veiculares é reduzida por segurança. Após o horário de pico de consumo da torre, a plataforma ‘libera’ a energia para os carregadores, que permanecerão em uso durante a madrugada, sem prejuízo de consumo aos moradores”, explica.
“Nossa plataforma faz a gestão do consumo dinâmico, ou seja, ela identifica a maior necessidade e direciona a energia para lá naquele momento”, conclui.
Exposição em Londres
O London EV Show 2023 acontece entre os dias 28 e 30 de novembro. Mais de 200 expositores do mundo todo já estão confirmados no evento, que também terá conferências e painéis de discussão com mais de 150 especialistas do setor.
Na programação, estão relacionados debates a respeito de toda a cadeia de valor da eletromobilidade, desde os fabricantes de veículos elétricos, passando por líderes de empresas de infraestrutura de carregamento, sistemas de gestão de baterias e empresas de gestão de frotas, até políticas públicas com autoridades de diversos países.
“Um espaço como esse é muito valioso, e tem um papel de guia em direção a uma economia que se encontra na vanguarda da sustentabilidade. Afinal, eventos como o London EV Show oferecem uma excelente oportunidade para o surgimento de tecnologias de ponta que vão nortear o futuro da humanidade. Fazer parte desse evento e mostrar a nossa tecnologia para uma região em que os veículos elétricos já são uma realidade é motivo de muito orgulho para nós”, afirma Tobias.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.