Canal VE

Sharp apresenta, no Japão, projeto de minivan 100% elétrica

Projeto da Minivan LDK+

Modelo adota um visual minimalista e cor neutra nesse primeiro momento. Doto: Divulgação/Sharp

A Sharp, marca icônica do segmento de eletrônicos e eletrodomésticos, desenvolveu um modelo próprio de veículo elétrico. Batizado de “LDK+”, o protótipo de uma minivan elétrica será apresentado na Japan Mobility Show 2025, evento que reúne diferentes empresas do setor de tecnologia e mobilidade, entre 30 de outubro e 9 de novembro de 2025.

Em setembro de 2024, a Sharp revelou o primeiro modelo do LDK+. Agora, a segunda versão garante alta manobrabilidade, com a carroceria compacta e um interior espaçoso. A ideia da marca é que a minivan seja fácil de estacionar.

Interior da minivan
Ideia da marca é que o interior do carro se assemelhe a uma sala de estar. Foto: Divulgação/Sharp

Características da minivan

Embora os detalhes técnicos – como autonomia, capacidade e potência – ainda não tenham sido revelados, a Sharp propõe o uso do LDK+ como uma “extensão da sala de estar”, sob a mensagem do modelo fazer “parte da sua casa”. O veículo será elétrico e utilizará a plataforma AIoT, que se integra com eletrodomésticos da casa.

Quando está estacionado, o veículo pode se transformar em uma sala de cinema ou em um ambiente para trabalho remoto, segundo a Sharp. Um console com mesa e projetor é posicionado entre os assentos dianteiros e, ao girar o banco do motorista para a parte de trás, o interior assume uma atmosfera parecida com a de uma sala de estar, permitindo sentar-se junto aos bancos traseiros. Depois de estender a tela instalada acima desses assentos, é possível assistir a filmes ou participar de reuniões online em um display amplo.

Graças à plataforma AIoT da Sharp, que integra inteligência artificial e dispositivos domésticos, o veículo se conecta a equipamentos como ar-condicionado, máquinas de lavar, etc. 

A IA presente no sistema é programada para aprender as preferências dos usuários, oferecendo experiências de vida personalizadas. Além disso, o sistema é compatível com soluções V2H (Vehicle to Home), possibilitando o uso eficiente da energia por meio da integração entre painéis solares e baterias residenciais. As dimensões oficiais da minivan ainda não foram divulgadas. Por ora, ainda não há uma previsão de lançamento oficial do veículo.

Ler o Anterior

Estação de carga roubada é recuperada na Bahia

Mais Popular