Canal VE

Estação de carga roubada é recuperada na Bahia

Equipamento é avaliado em R$ 150 mil. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Matéria atualizada em 28/10, às 17h30


Uma estação de recarga para carros elétricos, avaliada em R$150 mil, foi recuperada pela Polícia Civil em uma ação interestadual conjunta entre as equipes de Cerquilho (SP) e da Bahia. A estação foi objeto de furto mediante a um golpe aplicado em novembro de 2024 durante uma negociação de uma empresa supostamente sediada na cidade de Salvador. 

A “Operação Eletroposto”  localizou uma das estações instalada em um posto de combustíveis às margens da BR-116, em Jaguaquara (BA). O objeto foi localizado devido ao equipamento, pertencente a empresa E-Wolf, possuir um sistema de rastreamento inteligente.

Ação interestadual levou o nome de “Operação Eletroposto. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Investigações

Segundo as investigações, um falso comprador fez um pedido de mais de meio milhão de reais em estações de recarga, recebeu os produtos, mas nunca pagou. O dono do posto foi ouvido e vai responder por receptação.

Com o rastreamento, a operação cumpriu o mandado de busca, recolheu o equipamento e encaminhou para Unidade Policial em Jequié/BA, ficando à disposição da Justiça Criminal de Cerquilho/SP, cidade sede da E-Wolf.

Segundo Thiago Castilha, diretor da E-Wolf, o episódio reforça a importância da tecnologia e da rastreabilidade em um mercado que cresce rapidamente no país. “Todos os nossos carregadores contam com sistemas de rastreamento inteligentes integrados à nuvem. Assim que o equipamento é conectado, ele pode ser localizado em tempo real, oferecendo uma camada extra de segurança ao proprietário do veículo e ao ponto de recarga”, afirma.

Castilha destaca ainda que a E-Wolf fornece soluções de recarga para as maiores marcas de veículos elétricos do mundo e atua de forma alinhada às normas e certificações do Inmetro, garantindo qualidade e confiabilidade. “Nosso compromisso é fortalecer o ecossistema da mobilidade elétrica com produtos seguros, auditáveis e rastreáveis, contribuindo para o desenvolvimento de um mercado mais confiável e sustentável”, conclui.


Atualização

A empresa Viavolt Eletropostos, especializada em infraestrutura para recarga de veículos elétricos e responsável pelo equipamento, divulgou uma nota nesta terça-feira (28), sobre a operação. Segundo a empresa, o equipamento foi adquirido de forma legítima, com emissão de nota fiscal e pagamento integral, mas posteriormente foi identificado como parte de um golpe.

A Viavolt afirma ter sido vítima de uma fraude e ressalta que sempre atuou de boa-fé, adotando todos os cuidados necessários na aquisição do produto. “Todos os esclarecimentos necessários, bem como as provas documentais que comprovam a idoneidade e a conduta de vítima da Viavolt, já foram prontamente apresentados às autoridades competentes”, destaca a empresa no comunicado, reforçando compromisso com a ética, a transparência e a legalidade em todas as suas operações.

 

Ler o Anterior

Bicicletas elétricas crescem 7,2% e viram alternativa ao trânsito

Ler o Próximo

Sharp apresenta, no Japão, projeto de minivan 100% elétrica

Mais Popular