Canal VE

21 de novembro de 2024

Seis dias com o BYD Yuan Plus: um carro que remete aos sonhos

Imagem mostra a parte frontal do BYD Yuan Plus

Canal VE avaliou o BYD Yuan Plus, SUV 100% elétrico da marca chinesa. Foto: Wissam Haddad/Canal VE.

Se me perguntassem qual era o carro dos meus sonhos, quando criança, minha resposta seria diferente da de 9 em cada 10 adolescentes da época. Enquanto a molecada vislumbrava o Escort XR3 conversível como o modelo mais desejado, eu remava contra a maré para ser aquele um que faltava para fechar a conta dos 10 de 10. Talvez porque eu sempre fui meio do contra mesmo, mas fato é que eu realmente apreciava um Del Rey

Imagem de propaganda mostra mão feminina com anel de brilhantes tocando o painel de entretenimento do Del Rey, sedã de luxo da década de 80
Propaganda do Ford Del Rey, em 1987. Foto: Reprodução.

A experiência de ver os vidros se movimentarem ao toque de um botão mexeu com minha cabeça. Era uma tecnologia que eu nunca tinha visto antes em outro carro. Algo que me fazia decretar o fim das manivelas das janelas automotivas (!). 

Certo dia meu pai chegou em casa com um Del Rey. A realização de um sonho diante dos meus olhos — e dos meus dedos para abrir as janelas. Uma pena que não tive idade para dirigir aquela barca.

Agora, sabe-se lá quanto tempo depois, pude reviver aquela sensação adolescente de desejar um carro dos sonhos, mesmo sem saber que eu poderia ter de novo um sonho em forma de carro. 

O responsável por isso foi o BYD Yuan Plus, SUV 100% elétrico da marca chinesa. Irônico que BYD seja a sigla para Build Your Dreams, algo como “construa seus sonhos” numa tradução literal. E que maneira de construir um sonho.

Detalhes da traseira do Yuan Plus, com os dizeres Build Your Dreams na carenagem
Traseira do Yuan Plus tem o letreiro “Build Your Dreams”, ou “Construa seus sonhos” em uma tradução literal. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

A BYD Brasil cedeu um Yuan Plus por seis dias para a avaliação do Canal VE. Se fosse para dar uma nota de 0 a 10, provavelmente a nota seria UAU! Mas, como não sou pago para fazer um review de uma palavra só, reproduzo a frase de meu filho de 6 anos de idade: “Por que a gente não fica com esse carro para sempre?”

Além da imaginação

O Yuan Plus tem tudo o que você pensa de um carro super tecnológico. E ainda consegue ir além da imaginação. Não apenas pelo design moderno de linhas suaves da lataria, ou dos riscos empregados no estofamento interno das portas, sombreados pelas luzes coloridas ajustáveis no painel. Não.

Ele agrada no toque confortável do volante, encapado por um tecido sintético, que encaixa como uma luva. Agrada nos bancos, que remetem a um abraço familiar no fim do expediente. Agrada, principalmente, nos detalhes, que poderiam ser considerados perfeitamente dispensáveis, como as cordas dos porta-objetos laterais. Mas essas cordas, bem tensionadas, emitem notas musicais com direito a ressonância dos próprios porta-objetos, transformando um detalhe aparentemente inútil em uma solução incrível. Como ninguém tinha pensado nisso antes? Bem, a BYD pensou. E conseguiu dar personalidade a um carro com esses pequenos — e indispensáveis — detalhes.

Imagem mostra detalhes do interior do carro, com maçaneta redonda e porta-objetos cercado por três cordas vermelhas
Detalhes do design do interior do BYD Yuan Plus, com destaque para as “cordas musicais” do porta-objetos. Foto: Divulgação/BYD.

 

Dados técnicos x sensação de criança

Sim, esse texto não seria um review sem dados técnicos. E é preciso lembrar que o Yuan Plus é um carro elétrico, 100% movido a bateria, do tipo Blade LFP (lítio-ferro-fosfato), com capacidade de 60,48 kWh, suficiente para uma autonomia anunciada de 458 km na cidade, e 380 km na rodovia, segundo o padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro — no entanto, com 100% de bateria carregada, o painel do Yuan Plus informa autonomia de 480 km.

Painel do carro informa motorista sobre autonomia, status da bateria, consumo e modo de direção, entre outras informações
Painel do BYD Yuan Plus indica 480 km de autonomia com 100% da bateria recarregada. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

É verdade que não fiquei muito preocupado com o odômetro do carro, para avaliar o real alcance dele em condições urbanas ou rodoviárias. Mas andei bons quilômetros nas cidades, tanto em Campinas, como em São Paulo, e também em rodovias, como Anhanguera e Bandeirantes, que ligam a capital paulista ao Interior. Além disso, fiz até mesmo o teste de uma viagem interestadual, até Curitiba (PR), pela rodovia Régis Bittencourt. Ida e volta. Sem sustos, sem cansaço, com autonomia de sobra para os pontos de recarga no meio do percurso. Em completo silêncio. Uma beleza! 

Aliás, o trem de força do Yuan Plus também chama a atenção. Como um SUV de médio porte, o carro da marca chinesa entrega 204 cv de potência, 310 Nm de torque (31,6 kgfm), e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos

Números interessantes, mas que não substituem o sorriso de uma criança ao notar o poder da inércia agindo no pequeno corpo durante um teste curto de arrancada. Ou de um adulto, que volta aos tempos de glória da inocência infantil ao afirmar que “a gente gruda no banco com a porrada da aceleração”.

BYD Yuan Plus recebe recarga em eletroposto da Shell Recharge
Recarga do BYD Yuan Plus no eletroposto Shell Recharge, no Jardim do Trevo, em Campinas (SP). Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Reações pelo caminho

Ao longo dos seis dias de testes com o BYD Yuan Plus, também foi fácil de notar diversas reações das pessoas ao carro. E nem estou falando do vizinho do prédio, que quase torceu o pescoço para acompanhar a manobra na garagem, maravilhado com o “som do carro elétrico”, que mais se assemelha a um leve zunido, como o de um computador ligado numa sala fechada.

“E aí, patrão? Você deve estar cheio de herdeiros, pilotando uma nave dessas”, disse um flanelinha, enquanto chegava a um evento. Não sei se “herdeiro” seria a palavra correta, mas meu filho não queria brincar de outra coisa nesse período a não ser passear de carro. Até mesmo durante uma recarga mais lenta ele se divertiu com o teto solar, as luzes e, claro, o violão da porta.

Por falar em luzes, um pedestre ficou admirado — tanto quanto eu — quando consegui ajustar a altura do facho de luz do farol, com a ajuda do painel. Ao notar a movimentação da iluminação, ele abriu o sorriso e acenou positivamente, talvez surpreso por me ver sorrindo e acenando positivamente de volta. Gargalhamos juntos. Que momento!

Muitas outras pessoas passaram a perguntar detalhes sobre o carro, sua autonomia, suas funções, seu preço. Até o manobrista do hotel se rendeu: “Nunca dirigi um carro assim”. 

Visão lateral de repórter dirigindo carro BYD Yuan Plus
O repórter Rubens Morelli testa o BYD Yuan Plus. Foto: Wissam Haddad/Canal VE.

Sonho bem real

O BYD Yuan Plus não é um superesportivo elétrico, daqueles inalcançáveis pela grande maioria dos mortais, que só conseguem, no máximo, sonhar em chegar perto de um. Mas o SUV chinês tem cara e jeito de um carro familiar, desses que você tem gosto de juntar a criançada e viajar para a praia ou para a casa de campo num fim de semana despretensioso. 

O modelo, aliás, foi eleito como o carro familiar do ano de 2023 pelo VAB Flemish Automobile Club, um concurso belga que elege anualmente os melhores automóveis em diferentes categorias. Com a experiência dessa semana, posso assinar embaixo.

O preço sugerido, de R$ 269.990, continua sendo um impeditivo para a maioria da população. Estamos no Brasil, afinal. Mas, para aquela parcela que deseja um carro exclusivo, tecnológico e familiar, o sonho não é tão inatingível assim, ainda mais se compararmos com outros veículos elétricos ou híbridos disponíveis por aqui. 

Para quem sonha com um carro incrível, a BYD mostra que o Yuan Plus pode ser um sonho bem real.

Imagem do interior do BYD Yuan Plus
Cabine do BYD Yuan Plus tem conforto e sofisticação aos ocupantes. Foto: Wissam Haddad/Canal VE.

Ler o Anterior

Vibra avança em programa de eletropostos com sete unidades

Ler o Próximo

Especialistas debatem o futuro da eletromobilidade em Brasília

3 Comments

  • Parabéns pela matéria sobre este carro !
    Só um breve comentário. Quem pensa em comprar esse tipo de veículo está acompanhando a evolução das baterias. E uns dos impeditivos é a bateria ser na parte de baixo do carro e exposta.
    Seria interessante falar sobre esse assunto além da autonomia.
    Excelente carro.

  • Realmente ótimo carro. Tenho o meu a uns 6 meses, fui um dos primeiros a comprar. Rodo 300 km por semana e recarrego em casa, com os painéis solares que instalei, nos finais de semana. Praticamente custo zero para andar. E o mais legal dirige sozinho com o piloto automático e o seguidor de faixa ligado. Excelente..não quero mas saber de outro. Alem do custo e potência. Ótimo para ultrapassagens na cidade..

  • Estou com o meu há dois meses e confesso ser muito além do que eu esperava.Saí de um Renegade 1.3 turbo que bebia bem para um carro extremamente econômico e também muito confortável com espaço interno bem maior.

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular