
Novos ônibus elétricos integram a frota da capital paulista. Foto: Divulgação/Edson Lopes Jr./Secom.
A prefeitura de São Paulo entregou mais 115 novos ônibus elétricos para a população, chegando à marca de 728 veículos do tipo na frota, sendo 527 movidos a bateria — os outros 201 trólebus utilizam rede elétrica aérea. Os ônibus integrarão o sistema municipal de transporte urbano.
Entre os novos veículos, cinco estão equipados com câmeras inteligentes conectadas ao Programa Smart Sampa, ferramenta de segurança para localização de pessoas e atitudes suspeitas. A entrega ocorreu em 3 de abril de 2025, no Sambódromo do Anhembi.
A frota da capital paulista conta com 12 mil ônibus, que percorrem mais de 2 milhões de quilômetros e levam mais de 7 milhões de passageiros por dia. Com os ônibus elétricos, a prefeitura estima que 10 mil toneladas de dióxido de carbono deixam de ser emitidas na atmosfera anualmente.
“São ônibus de muita qualidade e que, evidentemente, por serem elétricos, não emitem dióxido de carbono. Cada um desses ônibus representa a não emissão, não utilização de 35 mil litros de óleo diesel por ano”, contou o prefeito Ricardo Nunes.
“É um avanço enorme e muito importante. A gente vai melhorando a qualidade do ar, a questão da segurança e o veículo elétrico também dá uma condição de trabalho melhor e com mais conforto para os motoristas”, completou.

Investimento alto
De acordo com a prefeitura, todos os ônibus proporcionam mais conforto aos passageiros. Eles já são equipados com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi. Os veículos foram adquiridos pelo modelo de subvenção, com investimento de R$ 242 milhões.
Segundo a plataforma E-Bus, que monitora a quantidade de veículos elétricos nas frotas de transporte público no mundo, a cidade de São Paulo tem a maior frota de ônibus não poluentes do país.
Os ônibus entregues farão parte da rotina dos passageiros de todas as regiões da cidade. A operação ficará dividida entre as concessionárias Movebuss, Sambaíba, Express, Transcap e Campo Belo. Os modelos são dos tipos Padron, de 13 e 15 metros, e Básico.


Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.